Iniciativa faz parte do processo de democratização do ensino superior desenvolvido pela instituição
DA REDAÇÃO– Como parte do processo de expansão e interiorização da educação, desenvolvido pela Rede de Ensino Doctum, novos polos parceiros de ensino a distância foram inaugurados em diversas regiões de Minas Gerais e Espírito Santo neste mês de janeiro. Cidades como Espera Feliz, Vila Nova, Divino e Abre Campo passaram a contar com o ensino superior da Doctum, através de parcerias estabelecidas.
A partir dessa expansão, a Rede Doctum passa a contar com mais de 20 polos, que são espaços devidamente credenciados pelo MEC com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior. É no polo que os estudantes de cursos a distância desenvolvem as atividades presenciais exigidas no processo de formação.
As graduações a distância permitem ao aluno escolher o período em que irá assistir às aulas, disponibilizadas em um ambiente virtual moderno e de fácil uso, otimizando o tempo e abrindo novas possibilidades. O EaD da Doctum tem como diferencial o nível de qualidade acadêmica, o corpo docente e a atuação em cidades nas quais não havia acesso ao ensino superior. Entre as opções de graduação disponíveis, estão cursos com alta procura e relevância no mercado de trabalho, como Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Marketing e Recursos Humanos. O diploma de quem faz um curso a distância possui a mesma equivalência do presencial, sendo reconhecido pelo MEC.
ORIENTAÇÃO E TREINAMENTO
No último mês de novembro, a Rede de Ensino Doctum realizou o primeiro Encontro de Polos Parceiros. O objetivo foi reunir os gestores dos novos Polos de Ensino a Distância que seriam inaugurados. A reunião buscou apresentar todas as áreas envolvidas na operação dos polos UniDoctum, além de promover um treinamento sobre o processo de matrícula e captação de alunos. A iniciativa aconteceu na Faculdade Doctum de Caratinga e reuniu representantes de diversas cidades de Minas Gerais.
Para a diretora de Ensino a Distância da Rede, Elis Novaes, o encontro foi uma realização para a instituição e para todas as cidades que começaram a receber os polos. “É uma vitória enorme para todas as comunidades em que a Doctum está inserida. A gente tem muita segurança em nossos conteúdos, nossos materiais didáticos e no nosso modelo de educação, no qual o objetivo é promover a potencialização do ser humano. Esse é nosso diferencial”.
A partir deste encontro, os novos polos chegaram a localidades em que, muitas vezes, não havia nenhum acesso à graduação ou ao ensino de qualidade. Para o presidente da Doctum, Cláudio Leitão, proporcionar isso à comunidade mineira é a realização de um grande sonho. “Esse projeto é uma realidade que ultrapassou tudo aquilo que um dia imaginamos. Agora é um momento histórico, pois os parceiros representam novas escolas que surgem em torno da Doctum. E isso é motivo de um extremo orgulho para nós e para todos nos ajudaram a construir essa grande instituição educadora que perpassa tantas gerações”.
O evento contou com programação extensa, abordando temáticas como aspectos gerais da instituição, estratégias pedagógicas e missão da Rede. Para o presidente executivo da Doctum, Pedro Leitão, o evento marcou um momento histórico para Caratinga. “A Doctum nasceu em Caratinga e hoje já está em dezenas de cidades. Estamos muito felizes, mas também cientes do enorme desafio que isso representa. Hoje iniciamos uma nova etapa da Doctum e tenho certeza que isso é um orgulho também para nosso município, pois essa conquista só foi possível porque tem muita gente de Caratinga envolvida nesse projeto”.
Para Maria da Páscoa Luiz, parceira Unidoctum e representante dos polos de Monte Formoso e Joaíma, fazer parte da instituição é um grande orgulho, pois ela acredita que o novo projeto vai oferecer acesso à educação em uma área ainda carente de oferta. “O que me motivou a buscar essa parceria foi o trabalho que a Doctum faz em comunidade. Isso é muito bom para mim, que estou em uma região pobre no Vale do Jequitinhonha, onde a educação continua um pouco escassa. Poder contar com uma instituição que faz esse trabalho voltado para o social, vai fazer toda a diferença na minha comunidade”.