CARATINGA – A Rede de Comércio Protegido é um projeto da Polícia Militar de prevenção situacional, em que o comerciante deixa de ser uma vítima fácil para se tornar um fiscal de segurança, no intuito de contribuir na redução dos índices de criminalidade. Para melhorar o projeto, a Polícia Militar em Caratinga, cadastrou comerciantes em um grupo de whatsapp para agilizar o trabalho.
De acordo com o sargento Hélio Sanches, haverá troca de informações em tempo real dos comerciantes com a PM sobre qualquer situação diferente com objetivo de evitar furtos e roubos. Através desse grupo, os comerciantes podem observar a presença de pessoas estranhas, anotar as características e passar para a polícia. O comerciante que ainda não estiver cadastrado pode procurar a base comunitária da PM que fica no Centro.
Ainda com objetivo de reforçar o policiamento no Centro, foram colocados policiais, de bicicleta, que fazem visitas tranquilizadoras aos comerciantes.
Ainda segundo o sargento Sanches, em alguns dias começará a operação Natal Protegido, para que comerciantes e clientes tenham mais tranquilidade ao realizar as compras de final de ano.
O empresário Danilo Carvalho elogiou a iniciativa da PM e ressaltou que o projeto é uma forma de garantir mais segurança no comércio. “Com a chegada do final do ano, os crimes aumentam nos comércios, com esse projeto teremos melhor integração com a PM, gerando mais segurança”, avalia Danilo.