CARATINGA – A liberdade é o maior sonho de quem por algum motivo está atrás das grades de um presídio cumprindo pena por um crime que cometeu. Partindo desse princípio, a banda composta pelos recuperandos Diego Henrique Gonçalves de Souza, Abraão dos Santos Silva, Jardel Klaus de Matos Freitas e Israel da Costa Prates, compôs a música “Promessa de Liberdade”. Hoje o grupo participa do Festipri (Festival da Canção Prisional), em Ipatinga, com o tema “Refletir para Humanizar por Intermédio da Musicalidade”.
A reportagem do DIÁRIO DE CARATINGA esteve no presídio conversando com a diretora de Atendimento e Ressocialização, Kercilene Queoperro e com os músicos. Segundo a diretora Kercilene, o Festipri contribui para ressocialização por intermédio da música e na busca por novas perspectivas de vida.
O evento é uma promoção do governo de Minas, na primeira etapa foi realizado dentro dos presídios o processo seletivo de quem gostaria de participar, tendo que apresentar uma música autoral. Hoje acontece em na Câmara de Ipatinga a etapa regional, onde será escolhida uma banda por Risp (Região Integrada de Segurança Pública).
A etapa final acontecerá em Belo Horizonte e os vencedores receberão troféus.
A BANDA
Em conversa com a reportagem, os recuperandos, que já tinham alguma experiência com a música fora do presídio, estão com a expectativa de conseguirem o primeiro lugar no festival. Diego contou que eles receberam incentivo da pedagoga Célia de Fátima, que os apresentou ao projeto, da administração e do agente penitenciário Camilo Resende que ajudou nos ensaios. Sobre a letra da música, Diego disse que retrata o sentimento que todo recluso tem, que é o sonho de alcançar a liberdade, além de expressar os sentimentos de saudade e amor a Deus.
Quando terminarem de cumprir suas penas, os recuperandos disseram que pretendem continuar trabalhando com a música, em especial Abraão, que disse ter vontade de realizar o sonho de seu pai, “que é o ver cantando”.
Promessa de Liberdade
Eu tenho uma promessa, desde o ventre da minha mãe
Eu fui um escolhido pelo próprio Jesus,
O inimigo me cegou, e me arrastou,
Para um profundo abismo, lugar de angústia e dor
Como é tão linda a liberdade
Vendo a fauna e a flora,
Hoje sou feliz, graças ao Senhor
Hoje sei que a minha vida tem muito valor
Cristo estou aqui, e estou a esperar,
Pelo momento certo, que já vai chegar,
Vou mudar a minha vida e viver pro meu Jesus
Pois só Ele, é o caminho a verdade e a luz
Esqueci dos mandamentos que meu pai me ensinou,
Mas Jesus olhou do céu e com Sua graça me perdoou
Dentro do coração guardo uma grande saudade,
Mas espero com paciência a minha promessa de liberdade.