INHAPIM- A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Inhapim realizou nesta segunda-feira (19), a solenidade de formatura de nove recuperandos. Eles concluíram o Ensino Médio na escola da unidade prisional, vinculada à Escola Estadual João de Almeida Pimentel.
Giovana Bonfim, presidente da APAC, comentou que se trata de uma conquista para os recuperandos. “Esta formatura tão sonhada pelos recuperandos, que não tiveram oportunidade na rua devido a essa caminhada deles e aqui, graças a Deus, a Apac pôde dar essa oportunidade a ele de conseguir um diploma, pois, quem tem Educação, tem tudo”.
Aline Maria de Oliveira Santos, professora de Língua Portuguesa/Projeto de Vida, começou a lecionar na unidade no ano de 2019. Ela destaca o trabalho como uma experiência única. “Talvez a melhor que já vivi dentro dos meus 10 anos de sala de aula. Passamos por várias experiências junto com eles, é diferente de trabalhar com o ensino nas escolas, o ensino regular. É direcionar não apenas a questão conteudista, mas, a questão também voltada ao olhar do ser humano, enquanto pessoas fragilizadas. Como escola, procuramos olhar sempre nessa questão. É um trabalho lindo, quem não conhece a Apac deveria vir e conhecer. Às vezes temos mania de julgar as pessoas pelo que a gente vê ou ouve falar, mas, é diferente quando você está aqui, sente na pele e participa junto. Como professora posso dizer que depois que entrei aqui não sou mais a mesma pessoa, assim como meus colegas também. Mudamos o olhar em relação a nossa docência e como ser humano”, disse.
A professora ainda comentou sobre o engajamento dos recuperandos e a vontade de aprender que eles demonstram em sala de aula. “É tão interessante isso, porque muitos não estudaram porque não tiveram oportunidade ou por outros contextos, mas, a maioria tem muita vontade de aprender. A gente vê que eles têm dificuldade, mas têm vontade de aprender. E estamos ali com eles, participamos desse processo de ensino e aprendizagem com olhar diferenciado, tentando observar a dificuldade individual de cada um. E eles vivem esse momento de uma maneira tão intensa, talvez tanto mais que os outros que estão na fase correta e que têm oportunidade de estudar”.
O vice-prefeito de Inhapim, Sandro Adriano, também acompanhou a solenidade de formatura e fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela APAC. “A Apac é uma realidade aqui há vários anos em nosso município e tem desenvolvido um trabalho muito importante, recuperando essas pessoas que, de certa forma, vão retornar à nossa sociedade. São cidadãos, que estão tendo uma formação e aproveitando esse momento que estão aqui, de recuperação, adquirindo conhecimento, uma profissão, de forma que possam quando ganharem liberdade, voltar para o mercado de trabalho. É a pessoa se sentir útil, ter uma profissão e voltar realmente ao ambiente familiar, sendo fonte de renda para essa família. Para que não retorne simplesmente ocupando um espaço em sua casa, mas, ativo”, finaliza.