RECOMPOSIÇÃO DE PAVIMENTO
Prefeitura cobra providências da Copasa, que responde alegando que houve a contratação de nova empresa e os empecilhos do período chuvoso
CARATINGA – Há tempos existe a reclamação dos munícipes a respeito da recomposição asfáltica feita pela Copasa. Muitos questionam que sempre que há uma intervenção feita pela empresa em vias públicas de Caratinga, o serviço de recomposição deixa a desejar, deixando buracos nas ruas, algo que poderia causar um acidente ou danificar veículos. Diante dessa situação, na última semana, o prefeito Welington Moreira (PSD) enviou ofício à Copasa, onde cobra providências.
Prefeitura
Em suas argumentações, o chefe do executivo disse que “o município já informou a COPASA em situações anteriores, e a demora na correção do pavimento permanece, danificando o serviço de pavimentação realizado pelo município, causando prejuízo ao erário”.
Em outro trecho do ofício, o prefeito expõe: “Cumpre salientar, que nos locais onde já foram realizadas a recomposição, o pavimento não retornou ao estado como se encontrava, ocorrendo afundamento do pavimento, devido a compactação inadequada do solo”.
Ao final, o chefe do executivo pede a imediata recomposição com as mesmas características anteriores.
Copasa
O DIÁRIO teve acesso a resposta concedida pela Copasa aos questionamentos da prefeitura, tendo alegado que houve a contratação de nova empresa e também os empecilhos do período chuvoso. Essa resposta foi concedida na última sexta-feira (13).
Veja abaixo a íntegra do ofício enviado pela Copasa:
Nº 011/ 2023 – GRCA
Caratinga, 13 de janeiro de 2023.
Excelentíssimo Senhor
Welington Moreira de Oliveira
Prefeito Municipal
Caratinga/MG
Referência / Assunto: Oficio 144/2022.
Senhor Prefeito,
Em atenção à solicitação em referência, a COPASA informa que em razão da instauração de um Procedimento Administrativo Punitivo a fim de apurar a responsabilidade da contratada, Consórcio Manutenção Caratinga, que era responsável pelos serviços de natureza continuada, relacionado a manutenção dos sistemas de abastecimento água, incluindo abertura, fechamento de vala e recomposição de pavimentos, no âmbito da Gerência Regional de Caratinga, que se encontra em curso, fato que provocou atraso na execução de tais serviços.
Diante desta situação, a COPASA MG realizou no dia 24/10/2022, nova licitação visando contratar nova empresa, para realização dos serviços citados acima, mas a mesma, deu-se como deserta. De forma emergencial, contratamos outra Empresa, que já iniciou a prestação de serviços com as demandas citadas por Vossa Excelência. No entanto, o excesso de chuvas vem prejudicado o desempenho da Empresa Contratada, principalmente em relação aos aterros de valas e recomposição de pavimentos, principalmente quando há a necessidade de aplicação de asfalto.
E ainda, somado às chuvas recorrentes desde outubro de 2022 até o presente momento, houve a paralização de forma coletiva no final do ano das empresas que fabricam o asfalto na região.
Esclarecemos que toda a demanda de fechamento de valas e recomposição, já foram repassadas para a nova Empresa Contratada, que estará atuando nos próximos dias no município de Caratinga com a finalidade de atender toda a demanda reprimida e a serem geradas, conforme solicitação de Vossa Excelência. Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Rosangela de Faria e Coelho
Gerente Regional Caratinga