
Entidades e associações de moradores que não regularizarem situação poderão ficar sem receber os alimentos do programa do Governo Federal em 2016 (foto: Arquivo)
Entidades e associações de moradores que não regularizarem situação poderão ficar sem receber os alimentos do programa do Governo Federal em 2016
CARATINGA – O prazo para as entidades, associações de moradores e instituições de longa permanência (asilos) se recadastrarem no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) termina no próximo dia 19 de fevereiro. O aviso foi dado pela Prefeitura de Caratinga em reunião realizada, ontem, na sala de reuniões do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), da Secretária de Desenvolvimento Social.
A reunião contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Fernandes; e do secretário de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios, Denis Gutemberg, e de lideranças de Associações de Moradores beneficiárias do PAA. Também participaram do encontro o diretor de Abastecimento da Prefeitura de Caratinga, João Paulo de Paiva Ramos e o assessor jurídico da Secretaria de Assistência Social, Cleber Moreno dos Santos.
Os secretários fizeram um chamado às instituições que ainda não regularizaram a sua situação junto ao PAA. “É necessário o recadastramento de todas as entidades beneficiárias, conforme determinam os órgãos de Controle Federal”, destacou Denis Gutemberg.
A secretária de Desenvolvimento Social chamou a atenção para a necessidade de as associações e entidades procurarem a secretaria para regularizar a documentação. “Pedimos às lideranças comunitárias e aos presidentes de associações que nos procurem o mais rápido possível trazendo toda a documentação que foi solicitada no ofício enviado para cada entidade. É importante que as instituições e associações nos forneçam também o NIS (Número de Identificação Social) de cada pessoa beneficiada pelo PAA, pois é uma exigência do Governo Federal. Outra exigência é do laudo emitido por assistente Social. A Prefeitura de Caratinga conta com a colaboração de todos para que a população que mais precisa não perca o acesso aos alimentos de qualidade do PAA”.
O PAA
O PAA adquire alimentos produzidos na agricultora familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional por meio de entidades cadastradas no Programa. “Quando as instituições e associações não se cadastram elas não podem receber os alimentos para distribuir às famílias, quebrando todo um ciclo e refletindo também no campo”, ressalta Denis Gutemberg.