Raquel é secretária de Saúde e foi escolhida pelo DIÁRIO DE CARATINGA como destaque este ano
CARATINGA – Raquel Carvalho Ferreira, secretária de Saúde do governo Marco Antônio Ferraz Junqueira, e casada com o professor universitário Arthur Carvalho Ferreira, e mãe de Sara, 11 anos e Laura, 10. Também professora no Centro Universitário de Caratinga (UNEC), foi escolhida pela esquipe do DIÁRIO DE CARATINGA como a secretária destaque neste ano de 2015.
No dia 16 de fevereiro, Raquel assumiu o grande desafio de gerir pasta de Saúde. Uma mulher de muita garra e competência, não é política, mas sim técnica. Revolucionou o setor em Caratinga com o Mutirão da Saúde em Movimento, onde cada bairro recebeu vários profissionais com objetivo de reprimir a demanda de consultas e exames. Acompanhe a entrevista da secretária destaque.
Como iniciou sua atuação na área de saúde?
Através das atividades exercidas no UNEC pelo Instituto de Ciências da Saúde e conhecimento adquirido com minha formação no Mestrado em Ciências da Saúde.
Como tem sido esta experiência de estar à frente da Secretaria de Saúde?
Nesses dez meses obtive experiências exitosas e outras não. O aprendizado é contínuo e muito gratificante. Na gestão privada busca-se o perfil da objetividade nas ações, já na gestão pública deve-se apresentar um perfil não apenas objetivo, mas também subjetivo que se volte às questões de interesse coletivo. Todos os dias surgem novos desafios para que as ações de atenção à saúde possam ser executadas e alcancem resultados positivos para a população. Na busca por este objetivo sempre é necessário reconhecer que há problemas e obstáculos a serem superados, e ao abraçar essa postura contribuímos para o desenvolvimento da gestão em saúde.
Quais ações você destaca como bem sucedidas na secretaria este ano?
Tivemos algumas ações que merecem destaque: a criação do Programa Mutirão da Saúde em Movimento que teve como objetivo levar aos bairros agilidade nos serviços de saúde diminuindo a demanda reprimida das Unidades de Saúde que eram muitas naquele período, e que nos trouxe resultados positivos na comunidade, talvez o maior deles além das marcações de exames e consultas, era a presença de várias equipes da Saúde junto a comunidade. E agora com o credenciamento pela Secretaria do Estado de Saúde com o Centro de Reabilitação da FUNEC e o Centro de Assistência a Saúde – CASU, um projeto construído junto com a Instituição com objetivo de abrir novas vagas para atendimento/SUS com diversas áreas de especialidades médicas e profissionais de saúde, sendo possível com esta parceria zerar nossa fila de espera por estes serviços. Os Mutirões de Cirurgia Geral e Catarata que beneficiaram cerca de 1600 pacientes realizadas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, também foram destaque.
Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou?
A maior dificuldade com certeza é trabalhar com a falta de recursos o que limita em muito nossas ações. O subfinanciamento no setor da Saúde é sem dúvida o principal problema na gestão. Você tem incentivos para aberturas de novos programas e serviços, mas não se tem o custeio para manutenção dos mesmos. Com a menor participação da União nos repasses para a saúde aumenta consequentemente as responsabilidades dos municípios. Os recursos da União não aumentaram proporcionalmente à quantidade de serviços oferecidos e ao número de pessoas atendidas.
Como se sente sendo a secretária de destaque escolhida pelo DIÁRIO DE CARATINGA?
Muito lisonjeada e feliz por este reconhecimento, mas deixo aqui o mérito a toda equipe de colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde que tem realizado um brilhante trabalho com seriedade e ética, mesmo diante de tantas adversidades.
Sem a disciplina e seriedade da conduta ética, nenhum esforço é mérito.
Deixe uma mensagem de natal para a população caratinguense.
Desejo a todos um ano novo de grandes realizações e que Deus em sua infinita misericórdia e bondade possa nos proporcionar dias de vitórias e de paz. Que a benção de Deus esteja sobre todos.