Decisão foi tomada após laudos atestarem que árvores correm risco de cair
CARATINGA – Foram apresentadas ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), cópias de laudos emitidos pelo Departamento de Biologia, Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Corpo de Bombeiros Militar manifestando a necessidade da supressão urgente de quatro palmeiras localizadas na Praça Cesário Alvim, por apresentarem risco iminente de acidentes.
Segundo informações colhidas pelo DIÁRIO DE CARATINGA, as tentativas de recuperá-las foram sem sucesso, por isso, serão substituídas as palmeiras que estão nos seguintes trechos: próximo à faixa de pedestre, em frente a Escola Estadual Princesa Isabel; em frente ao ponto de ônibus e entre a agência do Sicoob Credcooper e o edifício Del Rey.
O corte das palmeiras, que variam entre 20, 25 e 40 metros de altura, exigirá uma operação do 6° Pelotão de Bombeiro Militar de Caratinga. Elas serão cortadas de cima para baixo.
Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Caratinga, uma empresa fornecerá as mudas para as substituições das palmeiras. “Serão substituídos quatro palmeiras doentes, com o tronco comprometido e que podem colocar a população em risco”.
De acordo com a bióloga da Prefeitura, Maria Ângela Araújo Gomes, as mudas apresentam, da raiz ao ápice, aproximadamente 8 metros. Além da substituição, a empresa fará uma análise fitossanitária dos outros 56 exemplares e tratamento, caso necessário.
Ontem o orçamento foi encaminhado ao Departamento de Biologia. O processo será encaminhado à licitação durante o dia de hoje.