CARATINGA – Atualmente, Caratinga possui quase 900 pacientes realizando tratamento oncológico fora do município. Os pacientes caratinguenses escolhem o local em que desejam fazer o tratamento e a Secretaria Municipal de Saúde dá todo o suporte. São 300 pacientes fazendo tratamento na Fundação Cristiano Varela, em Muriaé; 433 pacientes em Ipatinga, 107 pacientes em Belo Horizonte e 24 pacientes em Governador Valadares.
FACILIDADES
A prefeitura oferece aos pacientes, transporte, alimentação, hospedagem, consultas especializadas e exames como Dupplex-scan venoso MMIIS – dois membros, Raio X tórax PA, Raio X coluna lombo sacra, Raio Z quadril, consulta otorrinolaringologia, consulta com Cardiologista, consulta com urologista, densitometria óssea coluna lombar e colo fêmur, uretrografia retrograda, ecocardiograma transtorácico, vectoeletronistagmografia, videocolonoscopia, videolaringoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma + avaliação cardiológica, mapeamento, endoscopia digestiva alta e endoscopia digestiva alta com biópsia.
Segundo a portaria 876 do Ministério da Saúde, que fixa o prazo de 60 dias fixado no art.2º da Lei n º 12.732, de 2012, para fins do primeiro tratamento cirúrgico ou quimioterápico ou radioterápico do paciente no SUS, a contar-se a partir do registro do diagnóstico no prontuário do paciente, o município por meio do setor de Oncologia e TFD tem conseguido agendar em um prazo muito menor de até 15 dias.
Segundo a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira Amorim, o município está organizando a assistência oncológica e definindo os fluxos de referências para atendimento dos usuários comprovadamente diagnosticados com neoplasia maligna, cumprindo assim o disposto nas Portarias e em consonância com a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer.