Em resenha histórica com Walber Souza, Geraldo Carvalho deixa sua marca visionária de empreendedor e relembra trajetória política
CARATINGA- “Qualquer coisa pode nascer e crescer em Caratinga”. A frase foi dita pelo empreendedor imobiliário e ex-vereador Geraldo Carvalho, durante a Live ‘Resenha Histórica’, com o professor e escritor Walber Souza e demonstra o quanto ele acredita no potencial da cidade.
O bate-papo aconteceu por meio de uma Live na última quarta-feira (12). Geraldo relembrou histórias da sua passagem política, de grandes referências como o ‘Parque de Exposições’ e o ‘Maió e Mió’, e faz um paralelo com os dias atuais: “Penso que hoje a nossa referência deveria ser na área da saúde. Caratinga tem potencial de oferecer polos diferenciados de referências em nossa região”, disse.
Um nome que marca em Caratinga pelos projetos, através da junção de grupos e união de esforços. Além de empresário e empreendedor visionário, Geraldo Carvalho atuou como vereador e presidente da Câmara por três anos. Também foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Caratinga (Acic) e coordenador da exposição agropecuária.
O empresário ressalta que a sua maior construção foi alicerçada nas “grandes amizades”, que construiu ao longo da história e é esta a sua maior riqueza. “Eu gosto de gente, gosto das pessoas, por isso me tratam de maneira especial. Eu trato todos de maneira especial, o ser humano é importante. Gosto de ser visto como sou”.
Para Geraldo, pensar em Caratinga é pensar em progresso, por isso, a mobilização social é fundamental para que o município avance cada vez mais. “Caratinga é uma cidade com economia pujante, de povo hospitaleiro e de grandes investidores, tivemos grande políticos, tivemos e temos grandes empreendimentos em construção, temos a Ceasa destaque na região, o problema é que ainda falta muita coisa. Caratinga precisa de união e de empresários visionários, que acreditem em nossa cidade. Caratinga já perdeu uma série de bons nomes que farão falta em nossa cidade e na sua encomia, citamos Caúta e Sylvio Araújo, como tantos outros que já foram. É preciso incentivar e apoiar a nova juventude que vem surgindo”.
A exemplo, Geraldo acredita que é preciso aperfeiçoar a parte urbanística da cidade. “É preciso união política e empresarial. Qualquer coisa pode crescer e nascer em Caratinga. É preciso ter uma boa pista de avião, onde você possa entrar e sair pelo mundo. Não é preciso morar em capital, é preciso ter boa estrutura onde moramos. É preciso da força do progresso para que não fiquemos no arcaico”.
Na visão do empreendedor, a cidade precisa “descentralizar para crescer”. “Uma cidade centralizada não cresce. Ficamos felizes em ver o seu crescimento para outras regiões. A cidade é polo e pode voltar a ter até mais do que tinha, mas é preciso união e apoio entre os grupos”.
Questionado sobre o retorno à carreira política, ele disse que “não passa pela sua cabeça”. “É preciso deixar espaço para os jovens que vêm vindo”.
Mas, ele reconhece que foram momentos inesquecíveis. “O que me marcou e gosto de relembrar é o carinho dos vereadores, público e companheiros que acompanharam a minha vida política e empresarial”, finaliza.
- Geraldo Carvalho e Eduardo Daladier (Foto: Arquivo Pessoal)
- Além de empresário e empreendedor visionário, Geraldo Carvalho atuou como vereador e presidente da Câmara por três mandatos