NUDOC sedia lançamento do livro que trata das crises como oportunidades
CARATINGA – O livro de Thereza Rodrigues, psicóloga e ex-aluna do UNEC já chama a atenção pelo título, que para a autora é uma forma de mostrar que “o belo é passível de ser encontrado nos momentos de crise”. Segundo a abordagem de Thereza, “Crises são como buracos negros: você olha para o céu, enxerga o buraco negro e imagina que tudo está perdido, mas na verdade é exatamente ali que começa tudo uma vez que o brilho das estrelas surge exatamente do buraco negro. A solidão pode ser este momento, o encontro de você consigo mesmo, e a partir daí tudo pode florir; são os girassóis chegando. A pessoa se descobre melhor é após um problema. Quando tudo está muito fácil parece que a vida fica muito simples, e a vida parte das complicações”, descreve Thereza.
A psicóloga Eneide Caetano, grande motivadora das novas perspectivas da abordagem do ser humano, prestigiou o lançamento do livro, destacando que o “ser humano é mais forte do que pensa em seu íntimo existencial”.
“Este livro traz toda a revelação da alma; da alma mais profunda. Mostra as coincidências do mundo interno da alma com o mundo externo. Jung(*) chama de sincronicidade coincidências sem causa aparente. Os orientais lidam melhor com isso, porque esses eventos acausais acontecem muito e eles encaram isso com mais naturalidade, do que nós que somos mais racionais ”, ressalta Eneide.
A superintendente regional de Ensino, Landislene Gomes Ferreira, que também prestigiou o evento, confirma que a Educação transita pelas várias nuances da área do conhecimento. “O lançamento de um livro é sempre muito gratificante para a Educação. Estou muito feliz de poder participar deste momento tão importante da Thereza, um livro maravilhoso que já encanta pela capa e pelo título, com um conteúdo profundo”, opina.
O lançamento do livro “Próxima Parada: Confins dos Girassóis – Siga o Pulsar do Coração”, de Thereza Rodrigues aconteceu no Núcleo de Documentações e Estudos Históricos (NUDOC), que é mantido pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC). O evento celebra o papel do núcleo como espaço de incentivo a diversidade cultural.
“Estamos divulgando o espaço e ao mesmo tempo recebendo com grande satisfação a obra da Thereza, que é filha de Caratinga e ex-aluna do UNEC”, ciceroneou o professor José Geraldo Batista, um dos coordenadores do NUDOC, que recebeu, além de convidados, alunos de vários cursos de licenciatura.
(*) Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, propondo e desenvolvendo os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo.