Ação conta com a parceria do CASU que disponibiliza agendas de especialistas além de alguns exames como Eletrocardiograma e Ultrassonografia, dentre outros
CARATINGA – A Prefeitura Caratinga e a Secretaria Municipal de Saúde lançam Projeto Mutirão da Saúde em Movimento. O projeto será iniciado hoje com atendimentos médicos para moradores da Comunidade Santa Isabel, no Bairro Santa Cruz. Os Mutirões irão acontecer às sextas-feiras no horário de 8h às 12 horas. O objetivo do Mutirão é ampliar e fortalecer o atendimento a atenção primária à saúde “in loco” e conta com a parceria do Centro de Assistência a Saúde – CASU.
A secretária de Saúde Raquel Carvalho Ferreira explica como surgiu o projeto. “A ideia do Mutirão da Saúde em Movimento surgiu partir de um diagnóstico realizado nas unidades básicas de Saúde para identificar as demandas reprimidas de cada bairro. Após o levantamento iniciamos o planejamento de um plano de ação com uma força tarefa para sanar as necessidades básicas de cada comunidade”.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde a cada sexta-feira uma comunidade específica será atendida por profissionais de Saúde da Prefeitura juntamente com profissionais de saúde do CASU. Iniciaremos a princípio atendendo nos próximos mutirões a todo aglomerado do Bairro Santa Cruz e em sequência as demais comunidades serão beneficiadas. Será divulgado posteriormente cronograma com as datas e respectivas comunidades.
De acordo com o projeto elaborado, a captação dos pacientes será feita pela equipe da Unidade de Saúde local. “Contamos, também, com o apoio de cada líder comunitário e demais atores sociais para convocação da comunidade”, acrescenta a secretária de Saúde.
As atividades envolvidas neste mutirão se referem a atendimento médico, promoção e prevenção à saúde (inclusive Saúde Bucal), Vigilância Sanitária e epidemiológica, Departamento de Controle da Dengue com atividades de prevenção, marcação de consultas especializadas e exames. Na oportunidade a comunidade poderá contar com atendimentos realizados pela secretária de Saúde e equipe para esclarecimentos e resolução das demandas locais.
Para a secretária Raquel Carvalho ainda há muitas outras ações importantes para serem realizadas na área da Saúde no município. “Sabemos da atual situação que enfrentamos no âmbito nacional com falta de recursos e investimentos em todas as áreas inclusive na Saúde, mas não podemos nos omitir das responsabilidades enquanto gestores naquilo que compete ao município no cumprimento de suas ações para melhoria das condições de saúde”, finaliza.