DA REDAÇÃO – Os professores Marcos e Adriana Magalhães, docentes do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), marcaram presença no XXXIX Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, na cidade de Lima, no Peru, nos dias 24 a 27 de novembro.
O evento reuniu especialistas e pesquisadores de 32 países das América e do Caribe para debater soluções inovadoras e sustentáveis nas áreas de saneamento básico, gestão de recursos hídricos e preservação ambiental.
A Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), sociedade técnico-científica, sem fins lucrativos, que neste ano completou 76 anos de experiência, foi a responsável por organizar o evento que reuniu instituições acadêmicas e profissionais das Américas dedicadas à saúde, saneamento e preservação ambiental. A AIDIS envolve 32 mil associados em suas 24 Seções Nacionais. A coordenação destas atividades ocorre por meio das 20 Divisões Técnicas.
A participação no congresso representa um marco importante para o crescimento acadêmico e profissional dos docentes, que, além de expandirem seus conhecimentos, tiveram a oportunidade de representar a instituição em um ambiente de alto nível científico. O evento contou com palestras de renome internacional, workshops técnicos e apresentações de trabalhos que refletem os desafios e avanços da Engenharia Sanitária e Ambiental na América Latina e no mundo.
Um destaque especial foi a apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos por alunos da pós-graduação do UNEC, sob a orientação dos professores Marcos e Adriana. As pesquisas abordaram temas relevantes, como tecnologias de tratamento de água e esgoto, impacto ambiental de atividades urbanas e estratégias para o manejo sustentável de resíduos sólidos. “A apresentação dos trabalhos dos nossos alunos nesse tipo de evento é uma conquista não só para eles, mas para toda a comunidade acadêmica do UNEC. Isso demonstra a qualidade dos nossos programas de ensino e a capacidade dos estudantes em contribuir para soluções práticas e inovadoras”, destacou a professora Adriana.
O professor Marcos também ressaltou a importância de eventos como esse para a formação de futuros especialistas: “O congresso é um espaço para troca de experiências e atualização sobre tendências globais. Ao levarmos nossos trabalhos, também mostramos que a pesquisa brasileira, especialmente a desenvolvida no UNEC, tem potencial para impactar positivamente o setor de engenharia sanitária e ambiental”.
A participação no Congresso Interamericano reforça o compromisso do UNEC com a excelência acadêmica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios ambientais e sociais contemporâneos. Para os professores e alunos envolvidos, a experiência não apenas ampliou horizontes, mas também fortaleceu a visibilidade do UNEC como um polo de inovação e referência em educação superior.
Além dos trabalhos orais apresentados pelos docentes do UNEC, o professor Marcos Magalhães foi indicado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) para moderar o painel “Gestão e gerenciamento dos recursos hídricos para garantir o atendimento da demanda de água – Conquistas e desafios na América Latina”
BOX
Os principais eixos temáticos do Congresso foram:
- Conquistas e desafios na América Latina no setor de água e saneamento
Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Desafios pendentes na superação de lacunas
Água como direito humano
Recursos hídricos no setor urbano e rural
Os efeitos das mudanças climáticas
A saúde pública e seus novos desafios
- Os modelos de organização, concepção e construção dos serviços
Modelos de organização do Estado para o cuidado do setor
Participação da comunidade
Investimento e formas de financiamento
Normas técnicas, tecnologias e suas aplicações
Experiências, inovações e tendências
Modalidades para a construção de serviços
- Gestão eficiente e sustentabilidade dos serviços
Modelos de gestão para gerenciar, operar e manter serviços
Regulação, controlo e fiscalização dos serviços
Alianças governo-comunidade-município-empresas
Prevenção e mitigação do impacto de desastres naturais nos serviços
Desenvolvimento, gestão e registro de indicadores de gestão de serviços
Gestão de resíduos sólidos
Economia circular
- Alterações climáticas e ações para reduzir os gases com efeito de estufa
Energia renovável
Efeitos das mudanças climáticas na saúde humana
Biodiversidade e Sistema Climático
Cidades e comunidades sustentáveis
Produção e consumo responsáveis da indústria
Políticas e planos integrados para mitigação e adaptação às mudanças climáticas
Educação Ambiental para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas
Eficiência de recursos para enfrentar as mudanças climáticas
Segurança e gestão dos recursos hídricos
Reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para combater as mudanças climáticas
Modelos de governança para enfrentar as mudanças climáticas
Descarbonização