DA REDAÇÃO – Agentes do Escritório de Fiscalização e Remoção (ERO, sigla em inglês) em Boston (Massachusetts) prenderam um fugitivo que vivia ilegalmente nos Estados Unidos. A prisão ocorreu em Everett no dia 10 de outubro e o detido é um brasileiro procurado por fraude financeira em Caratinga.
“Crimes financeiros não são crimes sem vítimas. Eles podem causar danos e prejuízos significativos àqueles que são alvos destes criminosos”, afirmou Todd Lyons, Diretor do ERO em Boston. “Indivíduos em situação ilegal e procurados em seu país de origem por crimes graves não podem usar nosso sistema de imigração para se esconder da justiça. Nossa agência continuará a buscar e deter pessoas procuradas por atos criminosos cometidos em seu país de origem. Buscaremos removê-los para que possam ser responsabilizados por seus crimes”, acrescentou.
De acordo com as informações, em julho de 2021, o brasileiro de 37 anos entrou ilegalmente nos Estados Unidos, por Otay Mesa, Califórnia, e foi detido por agentes da Patrulha da Fronteira (CBP, sigla em inglês). Ele foi liberado sob o programa de Alternativas à Detenção (ATD) aguardando procedimentos de remoção.
Mas desde outubro de 2022, o brasileiro se tornou procurado por um tribunal criminal no município de Caratinga por uma acusação criminal grave de fraude financeira que acarreta uma sentença de cinco anos de prisão.
Agora, ele está preso e permanecerá sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) aguardando procedimentos de remoção.
ATD
O programa ATD do ICE, que teve início em 2004, utiliza tecnologia e gerenciamento de casos para garantir que os imigrantes cumpram as condições de sua liberação, audiências judiciais e ordens finais de remoção. O programa permite que a agência de imigração exerça uma supervisão aumentada sobre aqueles que estão em seu registro, usando várias tecnologias de monitoramento diferentes.
O ATD aumenta efetivamente as taxas de comparecimento ao tribunal, o cumprimento das condições de liberação e ajuda os participantes a atenderem às suas necessidades básicas e entenderem suas obrigações de imigração.
Aqueles que são liberados da custódia e inscritos no ATD devem cumprir os termos e condições de sua liberação, incluindo comparecimento a todas as audiências judiciais agendadas e o cumprimento dos requisitos do ATD. Dependendo das circunstâncias do caso, o não cumprimento pode resultar em um juiz de imigração emitir uma ordem final à revelia e tornar um imigrante uma prioridade para prisão e deportação.
Assim como acontece com qualquer imigrante nos Estados Unidos sem status legal, os agentes do ICE tomam decisões de fiscalização caso a caso para se concentrar nas maiores ameaças à segurança nacional de maneira profissional e responsável, baseados em sua experiência como agentes de segurança pública.
No ano fiscal de 2022, o ERO prendeu 46.396 não cidadãos com histórico criminal. Esse grupo tinha 198.498 acusados ou condenados por crimes de agressão, crimes sexuais e agressões sexuais, crimes com armas, homicídios e sequestros.
Fonte: Brazilian Times