Primeiro LIRAa do ano apresenta médio risco de infestação de arboviroses em Caratinga
CARATINGA – A Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga, através da Seção de Controle de Endemias, realizou entre os dias 9 e 11 de janeiro de 2023 o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que apresentou resultado de infestação predial de 3,7%. O resultado representa médio risco para epidemia das arboviroses no município. O último LIRAa realizado no município de Caratinga, entre 24 e 26 de outubro de 2022 apresentou resultado de infestação predial de 1,1%.
O Levantamento possibilitará a implementação de ações necessárias para a redução dos índices de infestação do vetor nas áreas consideradas de maior risco para proliferação do mosquito transmissor das arboviroses e, assim forma, reduzir o índice de infestação predial para o que é preconizado pelo Ministério da Saúde como ideal para o controle de arboviroses, que é abaixo de 1%.
De acordo com o diretor de do Departamento de Epidemiologia e Estatística, Juan Almeida Cruz Costa, este é um período de alta infestação do Aedes aegypti. “No verão, com as chuvas frequentes e o calor típico da estação, se cria um ambiente favorável para a proliferação do Aedes Aegypti, principalmente quando há locais de acumulam água e se tornam criadores do mosquito”.
Conforme orienta o diretor, após as chuvas, a população deve verificar se na casa tem algum lugar ou vasilha que encheu de água. “É importante que além de jogar fora essa água acumulada, que esses locais sejam lavados com sabão ou cloro”.