CARATINGA- A Primeira Igreja Presbiteriana prepara para este sábado (24), das 14h ás 21h, a Feira Missionária. O evento tem por objetivo arrecadar fundos para auxiliar os missionários.
Conforme reverendo Teodomiro Fontes, durante a Feira serão comercializados alimentação, roupas, sapatos, doces e brinquedos para as crianças. “E tudo isso está sendo feito pela nossa igreja e pelas sociedades internas. Das crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres. E todas essas sociedades estão encarregadas de apresentar e de trazer algo para essa feira. Por exemplo, os homens vão fazer um churrasquinho, as mulheres vão fazer salgadinhos e doces, as crianças vão oferecer cookies e outros tipos de guloseimas. Serão vários tipos de comida e muitas coisas oferecidas nessa feira”.
A feira é aberta a toda a comunidade de Caratinga, tendo como objetivo apresentar o trabalho missionário e arrecadar fundos também para ajudar aqueles que estão em várias partes do Brasil e do mundo. “Hoje, a Igreja Presbiteriana do Brasil investe 54% dos seus recursos na obra missionária. Temos mais de 300 missionários pelo mundo, são missionários transculturais, que estão em outras culturas levando o Evangelho, como também temos pelo nosso país, pregando o Evangelho, anunciando o Evangelho de Cristo pela nossa nação”.
Teodomiro frisa que a Igreja Presbiteriana investe muito na obra missionária. “A nossa igreja local também é uma igreja que tem muitos parceiros missionários. Hoje nós estamos com mais de seis parcerias missionárias, que são pessoas que nós investimos na vida deles e ajudamos eles financeiramente, em oração, no trabalho que eles realizam. Para vocês terem ideia, nós temos um missionário que está lá na Nova Zelândia, quase do outro lado do mundo. Temos um missionário que está na Colômbia, missionários que estão em Guiné-Bissau, trabalhando com missões urbanas, com prostitutas, moradores de ruas. Temos missionários que trabalham com crianças carentes. Então, nós temos várias frentes missionárias e ajudamos várias pessoas em vários lugares do Brasil, como também do mundo”.
Mas, as ajudas não se restringem apenas a pastores presbiterianos. “Também já ajudamos pastores de outras denominações, porque o que importa para nós é divulgar o Reino de Deus. Não é o proselitismo da denominação, mas anunciar a mensagem de Cristo, que salva, que transforma, que liberta. Essa mensagem que Jesus é o único caminho, a verdade e a vida, e só pode ir a Deus através de Jesus Cristo”.
Para reverendo Teodomiro, ainda é importante motivar aqueles que desejam ser missionários. “Deus chama pessoas para fazer essa missão. E na verdade, cada um de nós devemos ser missionários. E com certeza, todos nós temos uma mensagem a passar. Então, a grande verdade é que mensagem nós estamos passando. A mensagem de Cristo, a mensagem da fé, a mensagem da esperança, a mensagem da salvação. As pessoas que encontram conosco, qual o impacto que elas têm em relação a nossa vida? O que elas veem em nós? Qual o exemplo que nós estamos trazendo para elas” Porque todos nós devemos ser missionários e somos missionários. Devemos levar e anunciar a mensagem de Cristo. Porque aonde um cristão vai ali é o seu campo missionário. Seja no trabalho, seja na escola, seja no seu lar”.
O evento contará com a presença de um missionário de Guiné-Bissau que realiza um trabalho de cuidar das crianças. “Ele foi uma criança de rua lá em Guiné-Bissau, é um país muito pobre, muito pobre mesmo, pobríssimo, e ele ajuda crianças, dando para essas crianças escola, alimentação e atendimento médico. E sabe quanto que ele gasta por mês para cuidar dessas crianças? Cada criança fica 15 reais por mês, baratíssimo, né? Para nós é muito pouco, mas para eles 15 reais faz uma diferença muito grande. Então essa feira missionária vai ajudar também esse projeto. Hoje eles estão com 302 crianças dentro desse projeto. Eles têm um objetivo de construir uma escola lá em Guiné-Bissau. A nossa igreja será parceira também na construção dessa escola para abençoar. Porque nós sabemos onde chegou o evangelho. Chega não só salvação para a alma, mas salvação para o homem como um todo. O Evangelho, ele muda o homem como um todo”.
Marina de Vasconcelos, presidente da Junta de Missões da igreja em Caratinga destaca que a função é envolver a igreja na obra missionária. “Arrecadar fundos para as missões, a feira missionária, mas envolver a igreja e que os irmãos se envolvam cada vez mais nessa obra. Hoje nós vemos a igreja perseguida. Milhões de cristãos são mortos hoje pelo evangelho, por pregar o evangelho. E com as próprias vidas, literalmente, eles pregam o evangelho, porque muitos se rendem ao evangelho através do testemunho da vida. Todo cristão é um missionário. E temos que divulgar a obra missionária”.