Fatos ocorreram entre a noite de domingo (22) e madrugada de segunda-feira (23)
DA REDAÇÃO – Os acidentes envolvendo motocicletas são cada vez mais recorrentes, e na região de Caratinga não é diferente. Da tarde desse último domingo (22) até o início da madrugada dessa segunda-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal registrou três graves acidentes em Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste e em Inhapim, todos envolvendo motocicletas, sendo que um foi fatal.
O inspetor Luiz Tarcízio disse que houve uma queda de motociclista na tarde desse domingo (22), próximo a Santa Rita de Minas, onde o condutor teve lesões graves. Ele foi socorrido e atendido no hospital em Caratinga. E coincidentemente, à noite por volta das 19h, houve outro acidente, onde o envolvido era o pai da vítima da tarde. “Ele tinha ido ao hospital para ver o filho, e quando estava retornando, ele mora no córrego do Caratinguinha (zona rural de Santa Bárbara do Leste), quando foi cruzar a pista, veio uma moto e bateu no meio do veículo dele, que era um Fiat Uno. O condutor da moto foi socorrido pela EcoRioMinas, e encaminhado ao hospital. Felizmente o pai não ficou ferido, mas ele é inabilitado, foram feitas a autuações devidas”, detalhou Tarcízio.
No início da madrugada dessa segunda-feira (23), houve um grave acidente em Inhapim, no KM 498, próximo a estátua do Cristo, tendo como vítima fatal, Glauber Apolônio Nogueira, 36 anos, funcionário da prefeitura de Inhapim. “A princípio pelo que foi apurado, ele estava transitando pela contramão, colidindo contra uma carreta, e ele não era habilitado”, disse Tarcizio.
FISCALIZAÇÕES
Na semana passada a PRF fez uma operação especial em Caratinga, onde policiais de outra regional auxiliaram na fiscalização direcionada exclusivamente para motos. “Observamos que aumentou demais o número de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas. A PRF está preocupada com esse aumento de acidentes, e aí a gente tem focado semanalmente em fiscalizações voltadas para motos. A gente observa que nas redes sociais as pessoas ficam criticando a ação da PRF em estar fiscalizando motociclista, mas infelizmente é o que mais tem provocado acidentes, e graves. A moto se você acidentar com ela, geralmente você se machucará, porque não tem proteção. O automóvel tem airbag, tem a lataria ali que vai te proteger, mas a moto não, se você caiu, esbarrou em alguém, você vai machucar, então esse é o foco da fiscalização, a gente tem o objetivo de reduzir os índices de acidentes. E com a melhoria das condições da rodovia, também aumentou demais os acidentes na região, porque a estrada está boa, bem sinalizada e as pessoas acabam abusando, andando em excesso de velocidade, cometendo diversas infrações, então temos focado em fiscalização de moto, com excesso de velocidade e ultrapassagem proibida, o que mais tem causado acidentes graves”, conclui Luiz Tarcízio.