CARATINGA – O inspetor Luiz Tarcízio divulgou na tarde de ontem o balaço da “Operação Carnaval”. Ele falou das ocorrências registradas no trecho da BR-116 que compreende ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Caratinga, que vai de Engenheiro Caldas até o distrito de Dom Corrêa, zona rural de Manhuaçu.
Segundo o inspetor, houve redução do número de acidentes em relação ao ano passado, que foram sete e esse ano aconteceram cinco ocorrências. Luiz Tarcízio pontuou que a diferença foi que em 2016 não teve vítima fatal e nesse ano houve uma. Foi constatado menor número de pessoas feridas nos acidentes e um grande número de multas por transitar com farol apagado e ultrapassagens indevidas. “Com farol aceso, o motorista visualiza melhor os outros veículos no sentido contrário. Infelizmente mesmo com valor maior das multas, principalmente em feriados prolongados, as pessoas têm pressa de chegar ao destino e acabam fazendo ultrapassagens indevidas cometendo excesso de velocidade e não respeitam as leis e sinalizações”, especificou o inspetor.
No ano passado foram registradas cinco ocorrências envolvendo embriaguez ao volante, sendo que quatro foram constatadas e uma foi por recusa de fazer o teste do etilômetro (bafômetro), o que se inverteu este ano, sendo quatro por recusa e uma constatada. De acordo com Tarcízio, a penalidade é a mesma, com multa e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sendo recolhida no posto da PRF. “No caso de se constatar a embriaguez é considerado crime e o motorista vai para a delegacia”, explicou Luiz Tarcízio.
Ao todo foram realizados 121 testes de etilômetro, 299 veículos fiscalizados e 134 multas aplicadas por motivos diversos, sendo a maioria por motoristas transitarem com faróis apagados.