Militar foi salvo pelo colete à prova de balas. Suspeitos foram detidos no Residencial Porto Seguro
CARATINGA – A grande mobilização policial resultou, na manhã desse domingo (6), nas prisões dos suspeitos que dispararam um tiro contra um sargento da Polícia Militar, salvo pelo colete à prova de balas. Os envolvidos tentaram atacar uma agência bancária em Córrego Novo, mas não conseguiram e no cerco da PM montado na MG-759, acabaram disparando uma arma de fogo contra o policial. Todos os quatro presos são de Ipatinga.
O major Fábio Barcelos, subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, informou que os envolvidos
tomaram o Fiat Uno de assalto para ser utilizado na empreitada criminosa. “Eles foram até Córrego Novo, onde atacaram a agência, mas não conseguiram levar nenhuma quantia”, acrescentou o oficial.
Segundo informações, o grupo iria, inicialmente, atacar um banco em Pingo d’Água, mas desistiu devido à movimentação policial na cidade. Ainda durante a madrugada de sábado (5), eles foram para Córrego Novo, onde acreditavam que seria mais fácil a empreitada. Como não conseguiram abrir o cofre, após tentar quebrar o equipamento eletrônico, desistiram.
Uma equipe da PM da cidade alertou outras unidades da região e, no cerco montado nas proximidades do acesso para o distrito de Cordeiro de Minas, em Caratinga, na MG-759, os policiais militares depararam com o Fiat Uno vermelho, placas OOX-1938. Um dos elementos disparou uma arma de fogo contra os policiais, que revidaram a agressão.
No tiroteio, o sargento De Melo foi atingido no colete balístico. Antes, o projétil acertou o antebraço e saiu no cotovelo, lado direito. Ele foi encaminhado ao Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, e após ser medicado, ganhou alta médica.
Os autores retornaram sentido a Revés do Belém, distrito de Bom Jesus do Galho. Durante a fuga, o carro atolou em um lamaçal, no meio da mata de eucaliptos. O veículo foi abandonado pelos criminosos, cerca de quatro quilômetros após o confronto. No interior do carro, estava uma cavadeira, ferramenta utilizada para arrombar a porta de aço onde fica o caixa eletrônico do Bradesco, em Córrego Novo.
OPERAÇÃO
Uma grande operação policial foi montada para prender os autores, inclusive contando com o apoio aéreo de um helicóptero, equipes dos batalhões de Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga e da 12ª Companhia de Missões Especiais de Ipatinga e do Batalhão Rotam, de Belo Horizonte.
A operação durou várias horas, inclusive durante a noite, até que os policiais foram informados de um grupo visto se escondendo em uma casa no residencial Porto Seguro, na margem da BR-458, em Caratinga. O local, conhecido como “Vitória Clube”, foi cercado e presos quatro jovens, todos conhecidos da polícia.
Lucas Jeferson Souza Santos, de 21, o “Zói”; Paulo Henrique da Silva, 22 anos; Wendel Rodrigues de Souza, de 24; e Vinicius César Pereira Prado, 18 anos. Em poder da quadrilha, foram apreendidos três revólveres calibre 38 e de calibre 357, muita munição, três emulsões (bananas) de explosivos, duas máscaras do personagem “Coringa”, um dos vilões que combatem o super-herói Batman.
Uma das armas foi roubada de uma empresa de segurança em João Monlevade, no último dia 14 de outubro. Outros dois revólveres estão com a numeração raspada.
Conforme a PM, Wendel confessou que dirigia o Fiat Uno roubado e Vinícius, que completou 18 anos recentemente, no banco da frente, alegou ter feito os disparos contra os PMs no cerco montado na MG-759. Já Vinícius e Paulo Henrique alegaram que foram os autores do roubo do Fiat Uno.
Porém, eles não contavam com a presença do sargento de Melo. O policial reconheceu Lucas “Zói” como o autor dos tiros. Ele tentou jogar a culpa em Vinícius. Lucas, inclusive está de regime de prisão domiciliar e deveria se recolher em casa às 19h.
Todos os suspeitos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil, em Caratinga, juntamente com todo o material apreendido pelos policiais.
CARROS
O Fiat Uno foi tomado de assalto no início da madrugada de sábado, na Rua Santa Catarina, no Bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. Três bandidos atacaram o casal O.M.S., de 41, e C.R.M., de 37 anos, levando as vítimas até às proximidades do Green Park, na BR-381, onde foram amarradas. Os assaltantes contaram com o apoio de um Gol prata, modelo antigo.
Ainda durante a tentativa de prender os envolvidos, os policiais abordaram o Renault Megane, placas HGH-8949. O carro é de I.H.S., de 33 anos, mas era dirigido por outra pessoa, porque seu proprietário não tem carteira de habilitação.
No momento da abordagem, se descobriu que os autores ligaram para I. e pediram para buscá-los. Os PMs acompanham as ligações telefônicas dos suspeitos para o telefone de I., que acabou preso para se explicar na delegacia. O carro também foi apreendido.
Fonte: Diário do Aço