CARATINGA – A reunião desta terça-feira (17) do Rotary Club Caratinga foi especial para os sócios de um dos mais antigos clubes de serviços da cidade. Isto porque recebeu a visita do presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenador (Apac), pastor Elan Tebas, que esteve acompanhado de funcionários e assistidos.
Elan citou as vantagens do sistema Apac, entre elas o custo de recuperação dos condenados. “Não existe unanimidade, nem perfeição, mas o índice de recuperação é altíssimo”, comentou Elan. O presidente revelou que há atrasos no envio do repasse da verba do governo estadual para a manutenção das atividades na associação. “As campanhas e os trabalhos desenvolvidos na entidade é que seguram a parte financeira”, comentou indignado.
Elan citou o acolhimento do setor privado de Caratinga, empregando os assistidos pela Apac. Porém, focou boa parte de seu discurso na condução dos trabalhos à frente da entidade. “Pegamos tudo numa fase muito difícil. Devemos fazer tudo com base nos princípios do cristianismo. A própria cidade de Caratinga não vê ainda o trabalho que desenvolvemos”, comentou.
Segundo ele, a Apac de Caratinga está entre as cinco principais entidades do Estado de Minas Gerais. Ao todo, existem mais de 100 no país. “Precisamos de mais gente para nos ajudar e atualmente recebemos a Giugráfica como parceira”, revelou Elan, convocando os companheiros do Rotary.
DEPOIMENTOS
Um assistido cumpriu com a dívida que tinha com a justiça e atualmente é funcionário do Supermercado Soares. “Hoje me orgulho do meu passado, foi ele que me fez ser o que sou hoje”.
Já outro recuperando, além de agradecer a Deus pela vida, disse que jamais acreditou que a sociedade iria confiar nele. “Eu era foragido e a Apac foi o braço que Deus estendeu pra mim”, disse. O encarregado da oficina de pré-moldados disse que “sempre pediu a Deus para entrar para a Apac”. Segundo ele, “o juiz não liberava para ele entrar na Apac e foi um sonho realizado e hoje está prestes a sair e já tem proposta de emprego”.
Ao final das apresentações, o presidente da Apac respondeu aos questionamentos dos associados do Rotary Club Caratinga.