CARATINGA- Com a municipalização de algumas escolas de Caratinga dos anos iniciais do Ensino Fundamental, após a aprovação do Projeto Mãos Dadas, a Prefeitura pretende construir três escolas para atender à demanda de alunos.
O Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara Municipal e considera a municipalização das escolas Menino Jesus de Praga e Dom Carloto (exclusivas), além de Princesa Isabel, Engenheiro Caldas, Sinfrônio Fernandes e Juarez Canuto de Souza (sede), bem como as instituições da área rural: Professora Maria Fontes e Maria Alves da Silveira (Santa Luzia), João Moreira Franco (São Cândido), Mary Lucca Chagas (São João do Jacutinga), Sudário Alves Pereira (Patrocínio) e Antônio Penna Sobrinho (Santo Antônio do Manhuaçu).
De acordo com a Secretaria de Educação, estes alunos das escolas estaduais que integram o projeto Mãos Dadas já estão sob a responsabilidade das escolas municipais, mas, precisaram ser vinculados em instituições de ensino já existentes e sem a criação de novas escolas, “as verbas destinadas a diversos programas podem ser comprometidas, tais como a merenda escolar”.
A Secretaria de Educação ainda disse que a comunidade escolar foi ouvida sobre os nomes das novas escolas, que serão construídas: Escola Municipal Padre Roque Colombo de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Bairro Santa Zita; Escola Municipal Santo Antônio de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Bairro Santo Antônio e Escola Municipal Gerly Rodrigues Moreira de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no distrito de Santa Luzia, zona rural. Também será modificado o nome para Escola Municipal Menino Jesus de Praga de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Centro de Caratinga.
O Centro de Educação Infantil Municipal Naytiara Franco Cassiano passa a ter a denominação de Escola Municipal Naytiara Franco Cassiano de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no distrito de São Cândido.
A Prefeitura de Caratinga não informou se já adquiriu os terrenos para construção destas escolas.