BOM JESUS DO GALHO – O governo do estado atendeu ao pedido de socorro, feito pelo prefeito Padre Aníbal Borges (PT), através de um decreto de estado de emergência e na tarde desta segunda-feira (28), o município recebeu dois agentes da Defesa Civil do estado, que junto com o comando da Polícia Miliar de Bom Jesus do Galho, integram a equipe de força tarefa da prefeitura para fazerem o levantamento dos prejuízos causados por um tromba d’água que deixou desabrigadas famílias que perderam tudo que tinham, destruiu o comércio no centro da cidade e provocou um óbito. A prefeitura de Bom Jesus do Galho mobilizou todas as secretarias de governo, desde a madrugada do último domingo (27) para o socorro das vítimas e também para o registro das perdas e danos.
De acordo com o secretário de Obras, Transporte e Limpeza Urbana, João Batista Matias, estão todos empenhados na limpeza e retirada dos entulhos, sendo utilizados quatro caminhões, dois caminhões basculantes, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, dois tratores, dois caminhões-pipa do município e mais dois caminhões-pipa cedidos pela Cenibra para auxiliar na limpeza da cidade. “A Secretaria de Obras trabalha em conjunto com todas as demais secretarias e ainda com a colaboração da população que tem ajudado muito, mas ainda precisamos de donativos para as pessoas e não vamos parar até que todos estejam protegidos a atendidos, lembrando, que a determinação do prefeito é focar todos os esforços para trazer a normalidade de volta a cada cidadão”, completou o secretário.
O empresário de um grande supermercado de Bom Jesus do Galho, Celso Travenzoli, publicou um agradecimento ao empenho da prefeitura, pela urgência do atendimento às famílias e no auxílio às empresas da cidade e disse estar confiante na recuperação de todos.
Outra empresária do ramos de supermercado que teve sua loja invadida pela lama, Angélica Machado, disse que “o momento é de união de todos e que acredita no auxílio do estado, para que as pessoas possam ser acolhidas nesse momento e que sua empresa vai seguir apoiando as famílias dos funcionários e ajudando naquilo que for possível”.
Prefeito Padre Aníbal Borges disse: “Queremos agradecer a todos que estão nos ajudando e apoiando nesse momento, mas precisamos de donativos para as famílias afetadas e vamos contar com a ajuda do estado para restabelecer a vida de todos em Bom Jesus”.
Já o secretário João Batista, informou ainda que a engenheira da defesa civil do município, Nicoly Lopes, e o setor de engenharia da prefeitura, estão atendendo a Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que em conjunto com as secretarias de Educação e de Saúde, seguem colhendo as informações de casa em casa para elaboração de relatórios para a defesa civil.
A prefeitura reuniu a Defesa Civil do município, que conta com representantes da Secretaria de Obras, Transporte e Limpeza Urbana, Defesa Civil do estado, Polícia Militar de Bom Jesus do Galho e todos os secretários de governo, para uma força conjunta na elaboração de um relatório completo para o governo do estado, onde se espera o envio de recursos e donativos na recuperação da cidade.
Assessoria de Comunicação