Programa + Peixe para piscicultura familiar realizou a primeira entrega de 18 mil filhotes de peixes no sábado dia 7
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Agronegócios iniciou a safra de alevinos 2015/2016. A primeira entrega foi de 18 mil alevinos e aconteceu na tarde de sábado (7) para piscicultores beneficiados pelo Programa + Peixe do município de Caratinga, lançado pela atual gestão.
De acordo com o secretário de agronegócios, Denis Gutemberg de Faria, todos os piscicultores cadastrados e que participam do Programa recebem, também, a assistência técnica. “O Programa + Peixe é mais um incentivo da Prefeitura ao agronegócio familiar. Estamos entregando hoje 18 mil alevinos de espécies já ‘acostumadas’ (endêmicas) à nossa região. Os piscicultores beneficiados são do município de
Caratinga e recebem os filhotes e a assistência técnica, desde o manejo para criação até a comercialização, passando por orientação de abate humanitário, manejo sanitário e legislação para venda do filé de pescado ou inteiro (somente eviscerado)”.
O coordenador do Programa, técnico em Agropecuária, Ciro Vasconcellos conta com a participação do zootecnista e mestrando em Nutrição Animal da UFV (Universidade Federal de Viçosa), William Chaves e conta, ainda, com o apoio do médico veterinário Juber Guido Maciel na execução do Programa. “A nossa equipe trabalha juntamente com os piscicultores desde o manejo sanitário, passando pela orientação para abate até a legislação para comercialização”.
A adesão de novos produtores rurais ao programa “Mais Peixes” pode ser feita por meio de um cadastro simplificado, na sede da Secretaria de Agronegócios de Caratinga, situada à Rua Coronel Antônio da Silva, nº 700 (antigo prédio do IBC). Mais informações pelo telefone 3329-8052.
“O produtor rural interessado será muito bem recebido e obterá mais informações sobre os assuntos inerentes a atividade piscícola em nossa região”, garante o secretário Denis Gutemberg, que supervisiona o Programa + Peixe.