VERMELHO NOVO- A Prefeitura de Vermelho inaugurou na manhã desta quinta-feira (15), a creche municipal Professora Ana Gomes Pereira (Dona Ana). A solenidade reuniu toda a comunidade, para celebrar o amplo espaço, que atenderá crianças seis meses a quatro anos de idade.
O prefeito Clécius Vinícius, o “Vinícius do Lino” destaca que a obra era bastante esperada pela comunidade. “A gente tinha um espaço pequeno, muito fechado para nossas crianças. Aqui elas terão espaço, poderão brincar, ter aprendizado na idade delas, não vão deixar de ser crianças, mas, começar a aprender na vida os limites. Temos várias crianças, famílias da área rural, por exemplo, que precisam de um local com segurança para deixar as crianças. E aqui vai ter comodidade, área boa para brincar e as crianças serão bem cuidadas”.
O momento também foi de lembranças e homenagens. O chefe do executivo fez questão de citar a professora Ana, que dá nome ao espaço educacional e lembrou o empenho do ex-prefeito José das Graças Silva, o Zé Boneizinho. Zé Boneizinho e Clécius Vinícius foram eleitos prefeito e vice, respectivamente, nas Eleições 2020. Com o falecimento do prefeito, Clécius assumiu a administração em novembro de 2023.
“Dona Ana era ótima pessoa, foi professora minha, era uma pessoa muito caridosa e de um coração enorme. Zé Boneizinho foi um homem muito guerreiro, desde quando a gente entrou, ele sempre buscou os recursos, graças a Deus, me deu oportunidade de participar da nossa administração. Ele trouxe pra mim hoje uma facilidade para continuar nosso trabalho, que irá continuar até o fim do nosso mandato”, frisa.
ESTRUTURA
Lidinês Carvalho, secretária de Educação, explica que o espaço foi todo preparado para atender às necessidades de cada criança. “Estamos em um momento histórico, único para nosso município de Vermelho Novo, inaugurando a creche e contamos agora com uma estrutura pensada minimamente nos detalhes específicos para cuidar e acolher nossas crianças, de acordo com a necessidade delas para saúde, bem-estar e desenvolvimento. Na nossa creche a idade não permite, não é o momento ainda para alfabetização, mas, as crianças terão atividades específicas para idade e desenvolvimento delas”.
Em cada detalhe é possível perceber o cuidado. Todas as salas foram pensadas de acordo com a idade das crianças que serão atendidas. Por exemplo, há uma parte específica para as crianças tomarem sol. As salas possuem janelas grandes, com atenção para a ventilação e luminosidade. “A sala de berçário tem um trocador, tem uma outra salinha para as crianças dormirem com mais aconchego e tranquilidade, é uma idade que as crianças têm o momento maior de soneca. A área externa também foi pensada com muito carinho para as atividades recreativas e pedagógicas, momentos que serão aproveitados para desenvolver atividades específicas”.
Os móveis também foram pensados nos tamanhos adaptados para as crianças. “A creche atende a crianças de seis meses a quatro anos e também aquelas crianças que chamamos fora de faixa, até o momento em que elas vão para a escola municipal”.
Toda a equipe está preparada para as atividades, como enaltece a secretária de Educação. “Estamos iniciando com 67 crianças, mas, temos capacidade para aumentar esse número. Temos monitoras, auxiliares, apoio da assistente social e psicóloga, a nutricionista também, que além de acompanhamento nutricional, vai estar aqui, um dia por semana, acompanhando as crianças, ajudando nas atividades. E teremos também uma professora orientadora, planejando e ajudando as monitoras na execução das atividades pedagógicas”.
DONA ANA
Os familiares de Dona Ana, que dá nome à creche, fizeram questão de comparecer com camisas personalizadas em homenagem à ilustre vermelhense.
Dona Ana faleceu aos 83 anos, no ano de 2021. Deixou seu nome marcado na história de Vermelho Novo, iniciando sua carreira no magistério em 1959. Foi professora de Matemática e Ciências, mas, muito além do ofício, era conhecida pela generosidade.
A filha Edna Sônia Pereira destaca que a família ficou emocionada com a homenagem e sente orgulho do legado de Dona Ana. “Mamãe foi professora, dedicou a vida toda a ensinar, não somente a pedagógica, mas, ensinar para a vida. Ela atendia a todas as pessoas em casa, nossa casa era aberta para todos. Tudo que ela podia ela fazia para as pessoas. Ela plantou uma semente maravilhosa, que hoje é reconhecida pelos vereadores da Câmara Municipal, que indicaram o nome dela para a creche municipal. Quando nos foi anunciado que a creche seria Ana Gomes Pereira, ficamos sem chão de tanta felicidade. Minha mãe nunca será esquecida, ela estará para sempre. A nossa professorinha do coração, todos conhecem a dona Ana. Foi uma mulher maravilhosa, humilde, caridosa. Não tem palavras para expressar quanta gratidão temos por ela”.