A 6ª Promotoria de Justiça de Caratinga informa que realizou, nesta sexta-feira, 26 de maio, reunião com autoridades municipais, na qual ficou acordado que as provas do Concurso Público n.º 01/2023 do Município de Piedade de Caratinga, marcadas para o próximo domingo, dia 28 de maio, serão acompanhadas por agentes da Polícia Civil de Minas Gerais, como medida para garantia de que não haja fraude no certame.
A medida se mostrou necessária face a informações que chegaram, hoje, 26 de maio, à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais, afirmando que haveria fraude no concurso, por meio de um gabarito previamente preenchido pelos candidatos favorecidos.
O vídeo com as denúncias trouxe a indicação de pessoas que já estariam pré-aprovadas, além da afirmação de que a empresa responsável pelo concurso seria a mesma de um certame anterior, que também ensejou problemas no Município de Piedade de Caratinga.
Diante de tais fatos, o promotor de Justiça da 6ª Promotoria, Diogo Pestana Rangel, com atuação na Defesa do Patrimônio Público, entrou em contato com o Prefeito Municipal de Piedade do Caratinga, Adolfo Bento Neto, que compareceu ao Ministério Público, acompanhado do Procurador do Município, Nilton Júnior Pereira de Castro Júnior, para a reunião, realizada esta tarde.
Também participaram da reunião os delegados da Polícia Civil Ivan Lopes Sales e Luiz Eduardo Moura Gomes, que ficaram responsáveis por implementar as medidas propostas, no intuito de garantir a lisura do certame.
A Prefeitura de Piedade de Caratinga concordou com a atuação da Polícia Civil, de modo a garantir a transparência no certame.
Um comentário
EuMESMOeu
Se houve fraude no concurso, os criminosos já tinham acesso ao gabarito bem antes da prova. Portanto, a operação concomitante da PCMG não preveniu absolutamente nada. O certame estava maculado antes.
O concurso precisa ser anulado e os envolvidos na fraude presos.