INHAPIM – A prefeitura de Inhapim segue promovendo obras de infraestrutura e mobilidade urbana e rural em todo município. Na cidade, destaque para as obras de pavimentação que ocorrem no prolongamento da avenida Lurdes da Cruz, importante via de acesso que conecta os bairros Bela Vista, Recanto do Aconchego e São Lucas ao centro da cidade, servindo ainda de via secundária para os moradores do distrito do Januário e córrego dos Brás.
O calçamento do prolongamento da avenida Lurdes da Cruz é mais uma inovação da administração municipal chamada de obra cruzada, conforme explica o vice-prefeito Sandro Adriano, o “Sandro da Saúde”. “Mais uma vez a administração municipal liderada de maneira ímpar e exemplar pelo nosso prefeito Marcinho, demonstra para a população que existe meio de se fazer bem mais obras com menos recursos, e a matemática desta equação é simples. Eficiência na gestão do dinheiro público, trabalho aliado a força de vontade de fazer acontecer e transparência para com a população. Todos devem se lembrar que há bem pouco tempo asfaltamos boa parte da rua Palma Cimini Lucca, e para melhorar a qualidade da obra e não perder os blocos sextavados do antigo pavimento, optamos por removê-lo para ser utilizado em outra rua não pavimentada, daí 50 ou 60% dos blocos utilizados no calçamento do prolongamento da avenida Lurdes da Cruz foram retirados da rua Palma Cimini, o que possibilitou a realização da obra, uma vez que estão sendo executadas com recursos próprio do município”, informou o vice-prefeito.
Já na zona rural de Inhapim as obras de calçamento e drenagem pluvial estão concentradas na Serra do Soarinho, divisa do município de Inhapim com o município de São Sebastião do Anta localizada na região dos distritos de Bom Jesus do Rio e São José do Peixe.
O trecho em obras é considerado de difícil trafegabilidade em épocas chuvosas, o que atrapalha o escoamento da produção de café, gado de corte, banana, milho e leite na região atingindo negativamente a balança comercial e a economia do município, conforme explica o secretário municipal de obras Welisson Abrantes Martins. “A Serra do Córrego Soarinho, divisa entre os municípios de Inhapim e São Sebastião do Anta, localizada na região do distrito de Bom Jesus do Rio Preto é uma serra íngreme com aproximadamente dois quilômetros de extensão, e que possui alguns pontos críticos que inviabilizam o trânsito de veículos de passeio e cargas pela região. Importante polo agrícola vocacionado a produção de café, gado de corte e de leite, milho e banana, promover o calçamento dos trechos críticos da serra possibilitará que o escoamento da produção dos pequenos e médios produtores da região não seja afetada no período chuvoso, impactando diretamente na balança comercial e na economia do município”, disse Welisson Abrantes.
Nesta primeira etapa das obras serão construídos 200 metros lineares de calçamento na serra, que também receberá drenagem pluvial logo após, a prefeitura de Inhapim irá calçar ainda um segundo trecho, desta vez de 150 metros de pavimentação.
O prefeito Márcio Elias, o “Marcinho”, lembrou que sua administração se tornou pioneira no calçamento de serras em toda zona rural de Inhapim, relembrando as obras já realizadas. “Nosso primeiro calçamento de serra ocorreu na comunidade do distrito de São José do Taquaral, onde calçamos a Serra do Leonel em uma parceria inédita entre o poder público e a comunidade. Logo após não paramos mais, já realizamos o calçamento da Serra do Alexandre também no distrito de Taquaral, Serra da Pirraça no córrego da Pirraça, Serra do Cajá na comunidade do distrito de Santo Antônio do Alegre, Serra do Izolino localizada no distrito de São Tomé, Serra dos Duarte e Serra dos Bispos localizadas em nosso distrito do Januário, Serra do Divino Flor no córrego dos Pachecos, distrito de Tabajara, e para os próximos meses, serão executadas as obras de calçamento e drenagem pluvial da “Serra do Cruzeiro” no Córrego Santo Antônio, “Serra do Cachoeirão” acesso a ETE, no Córrego do Cachoeirão, e por fim, Serra do Tunico Rezende, acesso ao distrito de São Tomé, localizada no distrito de Tabajara”, conclui o prefeito.
Assessoria de Comunicação