INHAPIM – Discutir programas, projetos e as novas ações do setor de Assistência Social, foi o foco principal da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em Inhapim, no Salão Nobre da Prefeitura, no dia 16 de julho. O público participante ultrapassou 100 pessoas e além de autoridades municipais, estiveram presentes diversas entidades ligadas ao setor. O evento, que acontece de dois em dois anos, foi realizado pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) apoiado pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social. O tema desta edição foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a abordagem do tema, que é nacional, propõe analisar, e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social.
A partir da Conferência de Inhapim foram eleitos seis delegados para a conferência regional que acontecerá em Governador Valadares, no dia 18 de setembro deste ano, sendo três representantes da sociedade civil e três do governo.
De acordo com a presidente do CMAS de Inhapim, Janete Chagas, “a Conferência é um marco, pois a amplitude do tema vai melhorar os recursos e as ações voltadas para o setor social. A Conferência propõe novos rumos, parcerias inovadoras entre os governos municipal, estadual, federal e a sociedade de um modo geral”.
Para o prefeito de Inhapim, Hamilton Filho (Bó), o setor de assistência social é hoje um dos principais da administração, pois presta serviço de forma constante no centro, bairros e comunidades rurais. “O social é o setor que nos permite sentir a realidade do povo, entender problemas e necessidades. É também nesta área que podemos oferecer grandes oportunidades de crescimento como oficinas e cursos de profissionalização, por isso nossa atenção tem que ser especial, e essa Conferência abrirá muitas portas para Inhapim”, reforçou o prefeito.
O tema do evento foi também o assunto de uma palestra ministrada pelo psicólogo Douglas de Jesus Paulo, que antecedeu os eixos de discussões com as temáticas: Dignidade humana e justiça social: Princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo / Eixo 2 – Participação social como fundamento do pacto federativo no suas / Primazia da responsabilidade do estado: Por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo / Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo / Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.
Além das temáticas, a programação contou com atrações culturais. A apresentação de balé clássico infantil, conduzida pelo educador físico Daniel Pablo e um número musical, “voz e violão” tocada pela aluna do curso de violão, Ellen Kelli Silva Oliveira. Ambos os cursos, balé e violão, fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS de Inhapim e está dentre as diversas opções de atividades e projetos oferecidos gratuitamente através da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social.