Projeto reúne esporte e bem estar
INHAPIM – O Projeto “Novo Olhar”, que foi elaborado há quase dois anos, começou a funcionar em Inhapim em março de 2015. Hoje, com a implantação do projeto piloto, são atendidos pela Prefeitura de Inhapim, através das Secretarias de Lazer e Esporte em parceria com a Saúde, 15 crianças e adolescentes. O governo municipal oferece ao projeto manutenção e custeio. Dezenas de profissionais estão diretamente envolvidos, sendo: dois professores de educação física, um técnico de futsal, além da equipe do NASF (Núcleo de Assistência a Saúde da Família), que se reveza prestando o atendimento através de oficinas três vezes por semana em locais diferentes de acordo com a necessidade, com atendimento na cidade e distritos rurais.
O secretário de Esporte, Carlos Viggiano, fala sobre o projeto de forma emotiva. Segundo ele, o ‘Novo Olhar’ é uma conquista de toda a sociedade que deve ser comemorada, pois “é um sonho que se torna realidade e um importante passo na política pública municipal no âmbito que envolve a educação e o bom estar das crianças e adolescentes inhapinhenses”, descreve o secretário.
Ainda de acordo com o psicólogo Marsonnillo Ferreira, que assiste o projeto, o “Novo Olhar” é um projeto direcionado para o atendimento social por meio do esporte, “com o objetivo de influenciar crianças e adolescentes da comunidade através da prática esportiva, do desenvolvimento físico, social, psicológico e intelectual e assim melhorar a frequência e o rendimento escolar, possibilitando aos participantes desse projeto a percepção de um mundo melhor, na tentativa de uma vida adulta mais justa e promissora”.
Os primeiros resultados e a estrutura do Projeto “Novo Olhar” foram apresentados à comunidade numa solenidade, dia 18 de junho, no salão nobre da Prefeitura. Além dos participantes do projeto, acompanhados pelos pais e responsáveis, marcaram presença algumas autoridades municipais. Na abertura foi apresentado um número musical pela Cia de Dança Antoniassi.