Prefeitura amplia ESF em Graçópolis e NASF realiza atividades voltadas para melhor qualidade de vida
IMBÉ DE MINAS – A Prefeitura de Imbé de Minas tem investido da área de Saúde. Dentre as ações estão a ampliação do ESF de Graçópolis e também o Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF) tem feito atividades voltadas para melhor qualidade de vida.
ESF GRAÇÓPOLIS
A Prefeitura Municipal de Imbé de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pensando sempre em ofertar mais serviços aos usuários, está investindo na reestruturação do seu sistema de Saúde. Seguindo esta dinâmica de trabalho, a ESF Conceição Abranches, na comunidade de Graçópolis, está sendo ampliando.
A secretária municipal de Saúde, Rita de Cássia Souza Leite, relatou que o espaço contará com consultórios, salas para aplicação de medicamentos, sala de vacina, ampla recepção, banheiros e cozinha. “Vão atender no local: médico, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista e técnica de sala de vacina, tudo ainda dentro das normativas da acessibilidade”, explicou a secretária.
De acordo com Rita de Cássia, o posto de saúde tem grande importância para a comunidade de Graçópolis, “pois é onde a população recebe atendimento médico, odontológico, medicamentos, apoio de enfermeiros, e tem acesso a programas implantados no município”.
O prefeito Marcos Antônio do Carmo (DEM) disse que está muito feliz por mais esta realização, “pois tem como um dos seus principais objetivos a melhoria e ampliação da saúde de forma que atenda a toda a população do município”.
NASF
Proporcionar mais saúde para a população é uma grande meta da Prefeitura de Imbé de Minas, que através da Secretaria de Saúde, por intermédio do NASF, moradores do córrego do Miguel e adjacências estão participando de um projeto. “Está sendo um momento ímpar no que se diz respeito a exercícios físicos com a participação de educadores físicos, que tem por objetivo proporcionar o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração e diminuir o stress”, ressalta da direção do NASF.
Ações como estas devem ser sempre mostradas e aplaudidas, pois segundo o prefeito Marcos Antônio do Carmo, “é um fato inédito que chegou e permanecerá para dar oportunidade as pessoas dessa comunidade e demais comunidades”. A secretária Rita de Cassia Souza Leite destacou ser mais uma grande ideia do governo municipal voltada especificamente para contribuir com a saúde de todos.
O NASF atua na comunidade dos Miguel toda segunda e quarta-feira, no campo do Márcio (Zinho), sempre às 16 horas.
Tabagismo
O Grupo de Tabagismo de Imbé de Minas é coordenado pela farmacêutica do município Michele de Souza, com o apoio de toda equipe multidisciplinar do município, (médicos e NASF). “São passadas orientações do Programa para Cessação de Tabagismo elaborado pelo Ministério da Saúde destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprendem com o Programa em vários aspectos de sua vida”, explica Michele de Souza.
Segundo a farmacêutica, abandonar o cigarro é um processo trabalhoso, então, o programa se justifica pelo impacto causado pelo tabagismo à saúde pública e as atividades econômicas, além de contribuir no aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão arterial, angina, infarto, câncer do pulmão entre outros problemas que acabam levando o fumante à concessão de licenças médicas para tratamento e aposentadoria precoce. “Daí a necessidade da formação do Grupo, uma melhor qualidade de vida aos imbeenses, trabalhando o biopsicossocial de cada um e em grupo”, observa a farmacêutica.
Para a secretária Rita de Cassia, apoiar, incentivar, permitir que o grupo aconteça é mais que uma ação, “é um ato de uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes; hoje a prevenção é o nosso maior remédio”.
Os interessados a participar podem procurar a ESF Nossa Senhora das Graças, situada na avenida Cândido, nº 243 para trocar experiências e se apoiar na luta contra o cigarro. As reuniões acontecem às 9h, todas as quintas-feiras.