Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), entidades e instituições para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Juntos formaram a “Comissão de Acompanhamento de Ações do Controle da Dengue em Caratinga”
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião para a formação de uma “Comissão de Acompanhamento de Ações do Controle da Dengue em Caratinga”. O encontro aconteceu na manhã de ontem e foi presidido pela secretária municipal de Saúde, Raquel Carvalho e pelo promotor de justiça Maicson Borges Pereira Inocêncio de Paula. Os organizadores
do encontro convidaram representantes da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais), do PAM (Pronto Atendimento Microrregional), HNSA (Hospital Nossa Senhora Auxiliadora), COPASA, SRE (Superintendência Regional de Ensino), UDC-SRS Caratinga (Unidade Descentralizadora de Caratinga da Superintendência Regional de Saúde), dentre outros. Participaram da reunião 21 pessoas.
A secretária municipal de Saúde Raquel Ferreira Carvalho, diz que em Caratinga a dengue ainda está sob controle, mas a
Prefeitura, em parceria com o Ministério Público realizará diversas ações para evitar o perigo de epidemia. “Realizaremos mutirões de Controle da Dengue do dia 25 ao dia 29 de janeiro nos bairros mais afetados. Este mutirão será para esclarecimento sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus junto à população. As equipes do Departamento de Controle da Dengue já estão visitando residências e uma equipe contratada pela Prefeitura está trabalhando na limpeza de lotes vagos e terrenos baldios. Os agentes do Controle da Dengue estão continuadamente verificando se há indícios do mosquito e explicando aos moradores sobre os cuidados que devem tomar diariamente, mas nestes mutirões nós continuaremos convocando toda população a colaborar no controle do mosquito, pois os cuidados de prevenção devem ser mantidos ao longo de todo ano”.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa, a meta da Prefeitura é visitar todos os 37 mil domicílios do município. “O Departamento de Controle da Dengue trabalha nos imóveis e em lotes vagos verificando se há indícios do mosquito Aedes aegypti. O nosso objetivo é eliminar os focos e também conscientizar e envolver mais a população na luta contra a dengue. O mosquito está em todos os lugares, mas principalmente nas casas, em locais onde há água parada que possa se transformar em pontos de desenvolvimento da larva do mosquito”.
O APOIO DOS AGENTES DE SAÚDE
O prefeito Marco Antônio explica que a Prefeitura de Caratinga participa da grande campanha nacional de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, seguindo determinações do Ministério da Saúde. “A partir de agora haverá uma mudança significativa no trabalho do Departamento de Controle da dengue por determinação do Governo Federal. As equipes de Controle da Dengue passam a contar com um reforço, pois os agentes Comunitários de Saúde estarão trabalhando nos ajudarão no controle da dengue nas residências que visitam”, esclarece.
Marco Antônio reforça o pedido para que a população de Caratinga colabore mais com o trabalho. “Para mantermos a nossa cidade sem Dengue precisamos da participação de todos os caratinguenses. Todos os moradores têm o dever de colaborar mais com os nossos agentes e permitir o acesso dos agentes, pois 80% dos focos estão no interior das residências”.
O APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
O promotor de justiça Maicson Borges Pereira Inocêncio de Paula explica porque a participação do Ministério Público é muito importante. “O nosso foco é criar ações concretas, passíveis de serem executadas em curto prazo. Sabemos que haverá ações a médio e longo prazo, mas estaremos priorizando as ações imediatas. O objetivo da criação da “Comissão de Acompanhamento de Ações do Controle da Dengue em Caratinga” é acompanhar as ações de controle de doenças. Neste momento a união de todos é muito importante para o combate ao mosquito. A reunião foi muito produtiva e a criação da Comissão foi um grande passo de Caratinga no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças. Teremos, aqui, registros de casos de dengue e de outras doenças causadas pelo mosquito, mas o nosso objetivo é reduzir os números de casos e fazer com que a nossa cidade seja noticiada como um lugar que menos sofre com as doenças transmitidas por este vetor”.
O promotor de justiça acrescenta que, desde as alterações da Constituição de 1988, uma atuação mais efetiva sobre as políticas públicas e sobre o envolvimento da população. “Esta ação solidária que realizamos hoje é fruto de uma preocupação, pois estamos juntos com a Prefeitura na campanha de combate ao vetor da Dengue, uma vez que o Ministério Público tem a função de reunir os órgãos e os auxiliar em mobilizações ou ações junto à população. Registramos um Termo de Ajustamento de Conduta que regulamenta o acesso dos agentes às residências, pois ainda há moradores que resistem e impedem que o agente entre na moradia para realizar o seu trabalho”.
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Álvaro Tápias Chinchilla, diz que a participação do Ministério Público com a Prefeitura é muito positiva. “A participação ativa do promotor de justiça reforça as ações da Prefeitura. Com a união de todos é possível manter a dengue longe de nossa cidade. Outro ponto positivo desta grande mobilização contra o mosquito é que há vários anos nós, trabalhando na Prefeitura, estamos lutando para que os agentes de Saúde pudessem colaborar no Controle da Dengue uma vez que eles têm na sua rotina de trabalho a visita às residências e mais facilidade de contato com moradores”.
A próxima reunião da Comissão está agendada para o dia 16 de fevereiro pra a qual serão convidados representantes do Bombeiro Militar de Minas Gerais, da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caratinga), dentre outros.
CUIDADOS DIÁRIOS EVITAM A DENGUE
O coordenador Romagno Costa chama a atenção da população caratinguense para o aparecimento de notificações de casos de dengue na cidade. “A situação tende a se agravar, se não houver a participação efetiva da população nas medidas de combate ao mosquito transmissor”. “Para ajudar”, diz o coordenador, o morador deve reservar alguns minutos do seu dia para ações de cuidados com a casa e seu entorno (principalmente o terraço e o quintal). “Reforçamos que o morador deve verificar diariamente se a caixa d’água ou qualquer outro depósito usado para reservar água está devidamente tampado, despejar a água acumulada nos pratos dos vasos de plantas e eliminar qualquer outro tipo de possíveis depósitos (plástico, vasos, frascos, bebedouros de animais, dentre outros), independente do tamanho, pois uma tampa de garrafa pode ser um depósito de água suficiente para o mosquito desovar, evitando assim que ele se torne um criadouro do Aedes aegypti. A dengue é uma doença que pode levar à morte”.
CUIDADOS NA LUTA CONTRA A DENGUE
- Não manter água no prato das plantas; colocar areia no prato.
- Fazer o tratamento com Cloro na água da piscina.
- Verificar com regularidade as caixas de água e mantê-las bem tampadas.
- Não descuidar dos banheiros menos usados, verificando o vaso sanitário e os ralos regularmente.
- Limpar os quintais, retirando frascos ou pontos que possam acumular água.
OUVIDORIA MUNICIPAL E DEPARTAMENTO CONTROLE DA DENGUE
A Prefeitura de Caratinga conta com o apoio dos munícipes no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Faça suas reivindicações ou denúncias.
A Ouvidoria Municipal foi criada para auxiliar os cidadãos na prestação de serviços municipais, receber sugestões, críticas de denúncias.
Endereço: Praça Cesário Alvim, nº1, Centro de Caratinga – MG. Central de atendimento por telefone: (33) 3329-8150 de 8h às 17 horas.
O Departamento de Controle da Dengue fica situado à Praça Calógeras, 179 (atrás do CTC). Telefone: (33) 3329-9113.