Vagas das Estratégias de Saúde da Família já foram preenchidas
Terminou ontem o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1,5 mil prefeituras puderam solicitar ao governo, profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde.
Estão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab 2014), que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no Semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas.
Em Caratinga, a Prefeitura Municipal informa que por enquanto não há a intenção de pedir mais médicos pelo programa, pois o número de profissionais já é suficiente para atender à demanda com vagas preenchidas das Estratégias de Saúde da Família.
O DIÁRIO ainda recebeu a informação de que um dos médicos cubanos que vieram para Caratinga no ano passado havia se desligado do Programa, mas, segundo a PMC, a informação não procede e os três médicos disponibilizados pelo programa permanecem no município desempenhando de forma efetiva suas funções.