Primeira mobilização do ano acontece no Calçadão da Rua Miguel de Castro e na Praça Getúlio Vargas para envolver mais a população no combate ao mosquito Aedes aegypti
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma grande mobilização para a conscientização sobre o Controle da Dengue. O objetivo é envolver mais a população no combate ao Aedes aegypti em duas ações a serem realizadas na manhã de hoje, de 9h ao meio-dia. No Calçadão da Rua Miguel de Castro, as equipes de Saúde estarão distribuindo material informativo e realizando gratuitamente a aferição de pressão arterial e testes de Glicemia Capilar. Na Praça Getúlio Vargas haverá blitz educativa envolvendo motoristas e pedestres.
A secretária de Saúde Raquel Ferreira Carvalho diz que em Caratinga a dengue ainda está sob controle. “As equipes do Departamento de Controle da Dengue trabalham em lotes vagos e quintais, verificando se há indícios do mosquito e explicando aos moradores sobre os cuidados que devem tomar diariamente. Nós continuaremos convocando toda população a colaborar no controle do mosquito, pois os cuidados de prevenção devem ser mantidos ao longo do ano”.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa, esta primeira ação de 2016 será muito importante. “O objetivo da ação é conscientizar e envolver mais a população na luta conta a dengue. Em todas as ações da grande campanha nacional de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus a população é convocada a participar porque o mosquito está em todos os lugares, mas principalmente nas casas, em locais onde há água parada que possa se transformar em pontos de desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti.
CRISE HÍDRICA
O coordenador reforça o alerta em período de falta de água. “A larva do vetor Aedes aegypti se desenvolve em água limpa. Como estamos em um período de chuvas ocasionais e a cidade enfrenta o problema da falta de água, os moradores precisam redobrar os cuidados quando armazenarem água em recipientes provisoriamente”, diz Romagno. “A caixa d’água precisa estar devidamente tampada, sem nenhuma abertura. Da mesma forma, todos os demais recipientes usados para armazenar água também devem estar completamente vedados, cobertos com um pano ou plástico atado com arame ou corda. Os garrafões também devem ser lacrados com tampas de rosca. A água das chuvas pode ficar armazenada em plásticos, ou em outros pontos em que possa ficar empoçada, por isso é preciso que o morador verifique regularmente como está o quintal, o terraço, a garagem e as demais dependências da moradia. Procedendo desta forma, além de manter a água livre de poluição, apta para o consumo humano, o morador terá a sua casa livre do vetor da dengue. Consequentemente, toda a cidade de Caratinga será beneficiada”.
CUIDADOS DIÁRIOS EVITAM A DENGUE
O coordenador Romagno Costa chama a atenção da população caratinguense para o aparecimento de notificações de casos de dengue na cidade. “A situação tende a se agravar, se não houver a participação efetiva da população nas medidas de combate ao mosquito transmissor”. “Para ajudar”, diz o coordenador, o morador deve reservar alguns minutos do seu dia para ações de cuidados com a casa e seu entorno (principalmente o terraço e o quintal). “Reforçamos que o morador deve verificar diariamente se a caixa d’água ou qualquer outro depósito usado para reservar água está devidamente tampado, despejar a água acumulada nos pratos dos vasos de plantas e eliminar qualquer outro tipo de possíveis depósitos (plástico, vasos, frascos, bebedouros de animais, dentre outros), independente do tamanho, pois uma tampa de garrafa pode ser um depósito de água suficiente para o mosquito desovar, evitando assim que ele se torne um criadouro do Aedes aegypti. A dengue é uma doença que pode levar à morte”.
CUIDADOS NA LUTA CONTRA A DENGUE
- Não manter água no prato das plantas; colocar areia no prato.
- Fazer o tratamento com Cloro na água da piscina.
- Verificar com regularidade as caixas de água e mantê-las bem tampadas.
- Não descuidar dos banheiros menos usados, verificando o vaso sanitário e os ralos regularmente.
- Limpar os quintais, retirando frascos ou pontos que possam acumular água.