Medidas correspondem a economia anual de mais de R$ 300 mil. Outras ações adotadas pela administração municipal para uma gestão mais eficiente foram essenciais para cumprimento dos compromissos do final de 2015
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga iniciou o ano com novas medidas de contenção de gastos. Em 2015 a administração municipal adotou uma série de ações para equilibrar as contas do município e fazer frente à queda na arrecadação que chegou a 30% no ano passado.
A primeira medida implementada pela gestão foi a Lei 3570/2015 que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano e trata, entre outros assuntos, da extinção de três Secretarias Municipais, que foram absorvidas por outras. É o caso da pasta de Desenvolvimento Econômico, que passa a integrar à Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico. Defesa Social agora é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Defesa Social. Já a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude passa a integrar à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Além disso, a Prefeitura extinguiu também uma Superintendência, uma Assessoria e cinco Seções, bem como seus respectivos cargos.
De acordo com o prefeito Marco Antônio, as medidas de contenção de gastos começaram a ser tomadas em 2015. “Durante o ano passado realizamos mudanças que eu considero fundamentais para enxugar os gastos. Fizemos uma redução no número de cargos comissionados, que são os cargos políticos, fundimos secretarias municipais e extinguimos três cargos de secretário, cortamos gratificações, reduzimos os gastos com ligações telefônicas. Na Educação voltamos para a sala de aula as professoras que estavam realizando funções administrativas”.
Estas medidas, segundo o prefeito, juntamente com ‘venda’ da folha de pagamento para a Caixa Econômica Federal e a devolução de recursos por parte da Câmara Municipal foram essenciais para que o Município conseguisse cumprir os compromissos de final de ano. “Efetuamos no dia 18 de dezembro o pagamento do 13º salário integral para os mais de 2500 servidores municipais ativos e inativos. Mesmo enfrentando momentos econômicos difíceis, a Prefeitura está cumprindo com todos os direitos dos trabalhadores”.