CARATINGA – O prefeito Welington Moreira assinou nesta quinta-feira (17), 27 contratos de incentivos do Bolsa Atleta. A assinatura aconteceu no gabinete da Prefeitura de Caratinga, onde estiveram presentes 27 atletas e gestores/técnicos de equipes de 10 modalidades esportivas.
A novidade este ano ficou com a inclusão de atletas portadores de necessidades especiais (PNE) nas modalidades jiu-Jitsu e ciclismo, e modalidades estreantes como o tiro esportivo, o fisiculturismo e o tênis de mesa. As modalidades tradicionais deste programa o atletismo, basquete, ciclismo, futsal, jiu-jitsu, taekwondo e voleibol continuaram representadas. Welington Moreira destacou a importância de incentivar o esportivo no Município. O prefeito afirmou que tem a expectativa de oferecer maior incentivo aos atletas nos próximos anos.
A diretora municipal de Projetos Esportivos, Juleny Leite de Mattos, responsável pela confecção do Inventário Municipal de Esportes do Programa ICMS Esportivo desde 2010, relativo ao ano base 2009 relata que só em 2016 é que identificamos atletas nestas categorias (PNE). “Sempre ofertamos a possibilidade de inclusão pelo mecanismo do Programa Bolsa Atleta aos portadores de necessidades especiais, mas só em 2017 é que isso se materializou no alto rendimento. Há um longo percurso pela frente para estes atletas no métier competitivo e para nós que monitoramos as suas atividades. Ansiamos pela expansão noutras modalidades e estamos confiantes nos bons resultados”.
O superintendente municipal de Esportes e Cultura de Caratinga, Clayton Rocha, disse que é muito importante esse incentivo aos 27 atletas e equipes esportivas, fomentando o esporte em diversas modalidades. “A gente sabe das necessidades de todos, que é o recurso financeiro e a Prefeitura através do ICMS Esportivo vem contribuir aos atletas para que todos possam trazes bons resultados”.
Este ano a seleção contou com um novo processo de análise com sistema de ranking com base nas competições informadas nas propostas dos atletas/equipes relativas ao ano 2016 que facilitou a classificação. O número e a importância dos eventos evidenciaram o mérito de cada atleta e equipe facilitando aos conselheiros nortear suas decisões. Pela análise, as competições federadas (estadual) são a maioria, seguido das confederadas (a nível nacional). As competições regionais estão presentes e serve de trampolim ou treino para competições de grande porte na maioria dos casos. As propostas de atletas, cujas informações eram resumidas nos âmbitos municipais e regionais apenas, não obtiveram pontuação capaz de concorrer com atletas mais experientes, mas serviu para direcionar seus trabalhos para o próximo pleito.
Das 27 bolsas ofertadas, 51% caracterizaram-se pela renovação de contrato de bolsistas do edital 2016, pois cumpriram com os objetivos do programa e a pontuação no ranking foi elevada. Outros 38% foram de estreantes que iniciaram com boa pontuação e 11% que retornaram a receber o benefício depois de uma pausa entre um edital e outro. A atleta do taekwondo Luciana Cardoso irá receber aproximadamente R$ 2.400. A verba será dividida em seis parcelas. Ela afirmou que o recurso irá ajudar de várias maneiras. “Principalmente eu, que direto vou para competições nacionais, preciso de estadia para poder dormir, que são três ou quatro dias que eu tenho que ficar fora, e alimentação que é o básico”. Luciana concluiu que é motivo de muito orgulho poder representar Caratinga a nível nacional na Copa Brasil de Taekwondo no Rio de Janeiro ou Brasília.
Antônio Neida, o “Loirinho” possui medalhas das conquistas de várias competições de jiu-jitsu como o Pan-Americano, disputado em Vitória, no Espirito Santo. O atleta disse que o dinheiro do Bolsa Atleta irá ajudar a custear a participação nos campeonatos que ainda serão realizados neste ano e no princípio de 2018.
A seleção dos bolsistas passou pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer. Entre os 20 conselheiros (titulares e Suplentes) uma comissão de 10 membros se revezaram no processo de seleção das propostas: Rogério Silva (cronista esportivo), Marcos Rust (ciclista de rendimento), Daniela Dutra e Wayne Batista (representantes do JEMG em Caratinga pela SRE), Kedma Calazans e Reinaldo de Freitas Jr. da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Márcio Xavier (árbitro de Taekwondo), Thiago Elias (diretor do NASF), Leandro Felipe Viana (diretor Municipal de Eventos e Equipamentos Esportivos), a presidente do COMEL Juleny Mattos, além do superintendente municipal de Cultura e Esportes Clayton Rocha.
Caratinga lidera ICMS Esportivo
A Secretaria Estadual de Esportes de Minas Gerais publicou no dia 16 de agosto, o relatório dos dados dos índices definitivos do ICMS Esportivo. O documento aponta a listagem dos 224 municípios habilitados para receberem os recursos em 2018. Para chegar à classificação final, a equipe técnica da Secretaria analisou informações e o conjunto de documentos que comprovam a realização de projetos cadastrados no Sistema de Informação ICMS Esportivo até o dia 30 de março deste ano. Caratinga recebeu a maior pontuação, com nota final de 5346. O resultado deixou o Município com mais de 1300 pontos à frente do segundo colocado.
“Todas as práticas esportivas que a gente consegue mapear no Município pontuam (para o ICMS Esportivo). As que são feitas com recursos da própria Prefeitura pontuam mais por que nós temos mais, porque nós temos facilidade de documentação. E nesse caso do Bolsa Atleta, na categoria de alto rendimento é o quesito que mais tem pontuação. Se nós formos comparar uma com as outras, a atividade de lazer, ela pontua cinco, um projeto social pontua cinco, mas a atividade de rendimento pontua 15, ou seja, três vezes mais. Então a gente incentivando eles (atletas), também nos traz benefícios em torno do recurso que retorna para o Município”, concluiu Juleny Mattos.
A expectativa é que Caratinga continue bem colocada no ranking do ICMS Esportivo de 2018, recebendo novos recursos da Secretaria Estadual de Esportes de Minas Gerais. Clayton lembrou que parte do dinheiro foi utilizado na reforma do Ginásio Poliesportivo do bairro Limoeiro e está sendo utilizado na pintura do Ginásio Raymundo Anselmo, o “Cocão”, no bairro Anápolis. “É uma coisa viável e importante salientar isso, porque nós infelizmente pegamos todos os nossos setores esportivos abandonados. Muitos ruins. É uma satisfação enorme poder dizer à comunidade que quase todos estão sendo reformados para uso da comunidade”, disse o superintendente de Cultura e Esportes.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga