Usuários do PAM e Serviço de Atendimento Domiciliar não podem mais realizar os exames através do hospital. Será realizada contratação direta de empresa pelo município
CARATINGA – A Prefeitura Municipal de Caratinga e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) desfizeram o acordo no aspecto exames de eletrocardiogramas, para o Pronto Atendimento Microrregional (PAM), que funciona nas dependências do hospital. Não sendo mais possível a realização dos exames através do HNSA, a Prefeitura está realizando um processo de licitação para contratação direta pelo município.
Segundo a Prefeitura, a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo menor preço por item, se faz necessária para a manutenção do cumprimento de determinação constitucional, de cuidados com os pacientes do PAM e do pacientes assistidos pelo Serviço de Atendimento em Domicílio (SAD).
O objetivo é a contratação de empresa para implantação do serviço de eletrocardiograma, incluindo fornecimento em comodato, dos equipamentos e de toda a assistência técnica através de suporte remoto on-line e manutenção preventiva e corretiva dos eletrocardiógrafos e computadores, com a contemplação de até 600 exames mensais. A sessão de disputa de lances será realizada no dia 3 de março. O Termo de Contrato terá vigência ate 31 de dezembro do ano vigente, contados da data de sua assinatura.
SERVIÇOS
A licitação contempla prestação de serviço de laudos de exames de eletrocardiograma à distância com fornecimento de equipamento em comodato, composto por um eletrocardiógrafo com 12 derivações simultâneas, versão mesa, computadorizado, que deverá trabalhar em tempo real e com entrada do paciente isolada em conformidade com as normas NBR IEC 60601-1. Ainda deverá ter classe II de segurança elétrica do paciente, proteção contra descarga de desfibriladores – Classe de proteção BF conforme NBR – IEC 601-2- 25, e dispensar o uso de fio de aterramento e registro na Anvisa.
Também deverá contar com um computador completo, com a seguinte configuração mínima: Windows 7 ou superior, memória de 2 Mb e HD de 260 Gb, capaz de gerenciar o programa para realizar e armazenar exames de eletrocardiograma. Com software e filtros digitais que garantem maior qualidade para o traçado. Esses equipamentos permitem a realização computadorizada de eletrocardiogramas, assim como sua monitoração, registro e arquivamento, dos exames. Possuir software automático de envio de exames e recebimento de laudos via internet, dispensando a necessidade de anexar exames e enviá-los via e-mail “manualmente”, e uma impressora laser.
Além disso, há alguns critérios de funcionamento como fornecimento de até livre demanda de 600exames/laudos por mês; sendo que laudos de rotina devem ser respondidos em até 12 horas e laudos de emergência devem ser respondidos em até 15 minutos assim que comunicados.
Plantão de 24 horas ininterruptas de trabalho, todos os dias, para a feitura de ECG de urgência e informações médicas adicionais ao plantonista. Treinamento, Capacitação a todos os funcionários envolvidos na feitura dos eletrocardiogramas (enfermeiros (as) ou técnicos (as) e auxiliares (as) de Enfermagem).
Dar todo o apoio a equipe técnica, e manutenção nos eletrocardiógrafos e computadores, através de suporte técnico online, com sua troca no prazo de 24 horas, caso o problema não seja sanado. A troca será realizada sem custo a cada três meses e o cabo de paciente a cada seis meses, se necessário.
Em caso de defeitos relacionados ao mau uso dos equipamentos ou acidentes que comprometam a integridade física do equipamento ou ainda em caso de roubo ou furto dos equipamentos, o contratante fica responsável em reembolsar a contratada. O abastecimento dos insumos como: papel A4, abastecimento de tonner de tinta das impressoras e gel condutor também ficam por conta da contratante. Já a manutenção preventiva nos aparelhos será realizada a cada 15 dias.