Prefeitura de Caratinga e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desfazem acordo para realização de eletrocardiogramas

Será feita licitação para contratação de empresa para implantação do serviço de eletrocardiograma (imagem ilustrativa)
Será feita licitação para contratação de empresa para implantação do serviço de eletrocardiograma (imagem ilustrativa)
Será feita licitação para contratação de empresa para implantação do serviço de eletrocardiograma (imagem ilustrativa)

Usuários do PAM e Serviço de Atendimento Domiciliar não podem mais realizar os exames através do hospital. Será realizada contratação direta de empresa pelo município

CARATINGA – A Prefeitura Municipal de Caratinga e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) desfizeram o acordo no aspecto exames de eletrocardiogramas, para o Pronto Atendimento Microrregional (PAM), que funciona nas dependências do hospital. Não sendo mais possível a realização dos exames através do HNSA, a Prefeitura está realizando um processo de licitação para contratação direta pelo município.

Segundo a Prefeitura, a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo menor preço por item, se faz necessária para a manutenção do cumprimento de determinação constitucional, de cuidados com os pacientes do PAM e do pacientes assistidos pelo Serviço de Atendimento em Domicílio (SAD).

O objetivo é a contratação de empresa para implantação do serviço de eletrocardiograma, incluindo fornecimento em comodato, dos equipamentos e de toda a assistência técnica através de suporte remoto on-line e manutenção preventiva e corretiva dos eletrocardiógrafos e computadores, com a contemplação de até 600 exames mensais. A sessão de disputa de lances será realizada no dia 3 de março. O Termo de Contrato terá vigência ate 31 de dezembro do ano vigente, contados da data de sua assinatura.

 

SERVIÇOS

 

A licitação contempla prestação de serviço de laudos de exames de eletrocardiograma à distância com fornecimento de equipamento em comodato, composto por um eletrocardiógrafo com 12 derivações simultâneas, versão mesa, computadorizado, que deverá trabalhar em tempo real e com entrada do paciente isolada em conformidade com as normas NBR IEC 60601-1. Ainda deverá ter classe II de segurança elétrica do paciente, proteção contra descarga de desfibriladores – Classe de proteção BF conforme NBR – IEC 601-2- 25, e dispensar o uso de fio de aterramento e registro na Anvisa.

Também deverá contar com um computador completo, com a seguinte configuração mínima: Windows 7 ou superior, memória de 2 Mb e HD de 260 Gb, capaz de gerenciar o programa para realizar e armazenar exames de eletrocardiograma. Com software e filtros digitais que garantem maior qualidade para o traçado. Esses equipamentos permitem a realização computadorizada de eletrocardiogramas, assim como sua monitoração, registro e arquivamento, dos exames. Possuir software automático de envio de exames e recebimento de laudos via internet, dispensando a necessidade de anexar exames e enviá-los via e-mail “manualmente”, e uma impressora laser.

Além disso, há alguns critérios de funcionamento como fornecimento de até livre demanda de 600exames/laudos por mês; sendo que laudos de rotina devem ser respondidos em até 12 horas e laudos de emergência devem ser respondidos em até 15 minutos assim que comunicados.

Plantão de 24 horas ininterruptas de trabalho, todos os dias, para a feitura de ECG de urgência e informações médicas adicionais ao plantonista. Treinamento, Capacitação a todos os funcionários envolvidos na feitura dos eletrocardiogramas (enfermeiros (as) ou técnicos (as) e auxiliares (as) de Enfermagem).

Dar todo o apoio a equipe técnica, e manutenção nos eletrocardiógrafos e computadores, através de suporte técnico online, com sua troca no prazo de 24 horas, caso o problema não seja sanado. A troca será realizada sem custo a cada três meses e o cabo de paciente a cada seis meses, se necessário.

Em caso de defeitos relacionados ao mau uso dos equipamentos ou acidentes que comprometam a integridade física do equipamento ou ainda em caso de roubo ou furto dos equipamentos, o contratante fica responsável em reembolsar a contratada.  O abastecimento dos insumos como: papel A4, abastecimento de tonner de tinta das impressoras e gel condutor também ficam por conta da contratante. Já a manutenção preventiva nos aparelhos será realizada a cada 15 dias.