Mudas de crotalária que auxilia no combate de mosquito foram distribuídas para os alunos da Escola Estadual Menino Jesus de Praga
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai usar mais uma arma no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus: a crotalária. A planta é usada para atrair o mosquito e também a libélula, que é o seu predador.
Na sexta-feira (18), a Secretaria de Agricultura realizou uma ação na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, no Centro. O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Denis Gutemberg, contou com a colaboração do diretor de Agricultura, Normando Alves de Souza e do engenheiro Agrônomo, Rodrigo Alves da Silveira para a distribuição de cinco mudas da crotalária para cada sala. O projeto piloto também irá se estender para escolas municipais.
O secretário Denis explicou às crianças que planta crotalária atrai os mosquitos e a libélula vem para predá-lo. “E se estiver próximo a água, as larvas da libélula também predam as larvas do Aedes aegypti. Esta é mais uma ferramenta contra o mosquito transmissor da dengue, dengue, chikungunya e zika vírus”.
De acordo com Denis, em parceria com o IEF (Instituto Estadual de Florestas) estão sendo germinadas em uma primeira etapa 40 mil mudas da planta, mas que o objetivo é alcançar um número maior. “A nossa meta é chegar a 250 mil mudas de crotalária e distribuir ao menos duas delas para cada residência em nosso município”.
A professora Sônia Correa Pena destacou que a ação de distribuir mudas de crotalária e repassar informação aos alunos é muito importante. “Precisamos mobilizar toda a população contra o Aedes aegypti e esta conscientização tem de começar nas escolas, com as crianças”.