Objetivo é gerar serviços de qualidade para a população
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga passa a adotar o conceito de Empreendedorismo Social. Isso se deu porque a gestão acredita que serviços essenciais como saúde e educação não podem ser tratados como simples negócios. “Eles têm um impacto direto na vida das pessoas e precisam ser geridos com responsabilidade e compromisso social. Para garantir que os serviços oferecidos à população sejam mais eficientes e de qualidade, a gestão municipal está adotando o conceito de Empreendedorismo Social”.
Conforme informação, o objetivo é melhorar os serviços e gerar benefícios reais para a cidade. “Uma das formas de tornar isso possível é por meio da parceria com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Essa modalidade de contratação está prevista na Lei Federal nº 9.790/1999 e no Decreto nº 3.100/1999, garantindo que os serviços sejam prestados com mais agilidade, qualidade e transparência”.
COMO FUNCIONA A PARCERIA COM AS OSCIPS?
-Seleção transparente: As OSCIPs são escolhidas por meio de chamamento público, ou seja, qualquer entidade qualificada pode participar, garantindo justiça e concorrência no processo. –Pagamentos controlados: O repasse de dinheiro segue um cronograma definido no contrato e é fiscalizado pela prefeitura e órgãos de controle.
-Fiscalização rigorosa: As OSCIPs são supervisionadas pela administração pública e também certificadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
-Prioridade para fornecedores locais: Sempre que possível, as compras de produtos e serviços serão feitas com empresas de Caratinga, desde que tenham preço justo e qualidade garantida. Com esse modelo, a prefeitura evita contratos engessados e burocráticos, garantindo que a população seja ouvida e que os serviços contratados realmente atendam às necessidades do município. O compromisso do Executivo é com a transparência, eficiência e melhoria da qualidade de vida dos caratinguenses.