CARATINGA – O natal se aproxima. O momento é de expectativas para o comércio, que espera que a data melhore as vendas, já que o período é considerado o de maior movimento nas lojas e demais estabelecimentos.
Lojistas trabalham para reverter os dados negativos do natal passado. As vendas registraram queda de 1,7% em todo o país na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com igual período do ano de 2013. Foi o pior resultado desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento, aponta o indicador da Serasa Experian.
Foi também a primeira retração em 12 anos, segundo a Serasa. Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%.
Outro fator primordial, além dos preços atrativos, responsáveis por chamar a atenção dos consumidores é ambientar a cidade ao clima natalino, enfeitando as ruas, como avaliam comerciantes. A Prefeitura Municipal de Caratinga deu início na última segunda-feira (9), a um processo de licitação, que tem por objetivo realizar o registro de preço para contratação de empresa para o fornecimento de materiais elétricos destinados à iluminação comemorativa de Natal no município. O valor estimado é de R$ 35.621,70. A abertura dos envelopes acontecerá no dia 23 de novembro, às 14h.
Não se sabe ainda se somente os prédios públicos e as praças Cesário Alvim e Getúlio Vargas serão iluminados, ou se a iluminação também se estenderá as principais vias do centro, como as avenidas Benedito Valadares e Olegário Maciel. No ano passado, a iluminação destas avenidas foi feita por iniciativa dos comerciantes.