Equipes de limpeza trabalham em vários pontos de Caratinga limpando quintais, lotes e terrenos baldios para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança com uma grande operação de limpeza de mato e retirada de lixo na cidade no Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus, e que poderia transmitir a virose nyong-nyong e ainda outros.
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos está realizando outro mutirão de limpeza no bairro Esplanada desde a segunda-feira (25), também para reforça as ações de combate ao mosquito.
“A Prefeitura está realizando diversas ações para evitar o perigo de epidemia, mas a limpeza de lotes vagos é muito importante e avança para colaborar no controle”, diz o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa. “Esta equipe de dez homens já percorreu o bairro Esperança, o bairro Santa Cruz, o bairro Anápolis, o bairro Nossa senhora Aparecida e hoje está aqui no Limoeiro atendendo a uma solicitação de moradores, pois neste lote o mato estava muito alto e havia lixo e materiais que acumulam água. Estes trabalhos nos lotes percorrerão toda a cidade e serão finalizados no bairro Das Graças”.
Romagno informa, ainda, que além do Mutirão de Limpeza do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, a meta da Prefeitura é visitar todos os 37 mil domicílios do município. “O Departamento de Controle da Dengue trabalha nos imóveis e em lotes vagos verificando se há indícios do mosquito Aedes aegypti. O nosso objetivo é eliminar os focos e também conscientizar e envolver mais a população na luta contra a dengue. O mosquito está em todos os lugares, mas principalmente nas casas, em locais onde há água parada que possa se transformar em pontos de desenvolvimento da larva do mosquito”.
PLANO EMERGENCIAL
A secretária municipal de Saúde, Raquel Ferreira Carvalho, conta que estão sendo realizados mutirões de Controle da Dengue desde o dia 25. “Iniciamos no bairro Anápolis, no Santa Cruz, no bairro Doutor Eduardo e nas Comunidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Fátima. Na sexta-feira, dia 29, encerramos esta primeira etapa no bairro Esperança, mas avançaremos para outros bairros, contemplando toda a cidade com esta ação”.
40 casos de dengue e 1 suspeito de zika vírus
O coordenador Romagno Costa conta que em Caratinga há 40 casos notificados de dengue e um caso suspeito de zica vírus, de uma paciente que veio do estado do Rio de Janeiro para a cidade. “Nós agradecemos à população caratinguense que tem colaborado. Os caratinguenses estão dando um grande apoio às nossas ações. Para ajudar mais, o morador deve reservar alguns minutos do seu dia para ações de cuidados com a casa e seu entorno (principalmente o terraço e o quintal), verificando diariamente se a caixa d’água ou qualquer outro depósito usado para reservar água está devidamente tampado, despejar a água acumulada nos pratos dos vasos de plantas e eliminar qualquer outro tipo de possíveis depósitos (plástico, vasos, frascos, bebedouros de animais, dentre outros), independente do tamanho, pois uma tampa de garrafa pode ser um depósito de água suficiente para o mosquito desovar, evitando assim que ele se torne um criadouro do Aedes aegypti. A dengue é uma doença que pode levar à morte”.
ONDE FAZER DENÚNCIAS?
A Prefeitura de Caratinga conta com o apoio dos munícipes no Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti. Faça suas reivindicações ou denúncias.
A Ouvidoria Municipal foi criada para auxiliar os cidadãos na prestação de serviços municipais, receber sugestões, críticas de denúncias.
Endereço: Praça Cesário Alvim, nº1, Centro de Caratinga – MG. Central de atendimento por telefone: (33) 3329-8150 de 8h às 17 horas.
O Departamento de Controle da Dengue fica situado à Praça Calógeras, 179 (atrás do CTC). Telefone: (33) 3329-8113.