CARATINGA – Aconteceu na noite desta terça-feira (13) no salão de convenções do Unec, a diplomação de prefeitos e vereadores eleitos para os próximos quatro anos de 11 municípios, sendo eles, Caratinga, Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Entre Folhas, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Pingo D´água, Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga e Vargem Alegre. No caso de Santa Rita de Minas, foram diplomados apenas os vereadores.
A mesa diretora foi composta pelos juízes Consuelo Silveira Neto, Anderson Fábio Nogueira Alves, Marco Aurélio Abrantes Rodrigues, Alexandre Ferreira, pelos promotores Maicson Borges Pereira e Flávia Alcântara e pelo vice-prefeito eleito de Caratinga, Giovanni Correa da Silva, que representou o prefeito Welington Moreira que se encontra em viagem e será diplomado amanhã, às 13h no Fórum Desembargador Faria e Souza.
O juiz Consuelo explicou que a diplomação é último ato da justiça eleitoral, como se fosse um certificado para que o candidato apresente o diploma junto à Câmara e seja empossado.
OS DIPLOMADOS
O vice-prefeito de Caratinga Giovanni Correa destacou que o país de forma geral vive um momento muito difícil, mas acredita que trabalhando, as coisas possam melhorar. “Com vontade de trabalhar, vamos ultrapassar essa crise e juntos fazer um bom governo no município”.
O presidente da Câmara, Sérgio Antônio Condé, que foi reeleito em outubro, disse que deseja contribuir ainda mais para o município com o conhecimento que adquiriu nesses quatro anos. “Julgo-me mais preparado para contribuir com nossa sociedade e acredito que teremos apoio do executivo e de todos os colegas”.
O prefeito eleito de Piedade, Edinilson Dornelas Lopes, enfatizou que ter sido eleito é uma grande realização e ressaltou que nesse momento de crise pretende trabalhar para fazer um grande governo. “Faremos um governo estruturado para
que possamos concretizar todas as nossas propostas e o primeiro impacto será em relação à educação e saúde. As demais coisas estaremos estruturando ao longo do ano”. O vice-prefeito José Nilton ressaltou que estará do lado do prefeito para o que ele precisar e atuará muito na área da agricultura, “pois é do ramo”.
Gilmar de Assis Rodrigues, prefeito eleito de Ubaporanga pela segunda vez, disse que mesmo com as dificuldades financeiras, contará com apoio de bons deputados e trabalhará muito para fazer o melhor para a população.
Marcos Antônio do Carmo, de Imbé de Minas, afirmou que as expectativas são muitas, mas os desafios também. “O país está passando por um momento difícil. Nós governantes temos que estar atentos. A população tem muitos anseios, trabalharemos e daremos o melhor para Imbé de Minas”.
A prefeita eleita de Santa Bárbara do Leste, Wilma Pereira Mafra Ribeiro, disse estar muito consciente dos desafios, mas acredita que junto da vice, Elizabeth Costa, realizará uma gestão de sucesso. “Quero trazer as experiências que já tenho na vida pública, acredito que temos muito a contribuir. O povo será nosso parceiro, participante dessa administração. Tenho certeza que o sucesso é garantido”.
Ailton Silveira Dias, o “Ailtinho” de Entre Folhas, observou que fará a diferença com sua experiência e com a amizade que conquistou ao longo dos anos no município. “A política não é algo fácil, sempre estive nela com muito sacrifício. O povo acreditou, tenho pé no chão e faremos um bom governo”.
O novo prefeito de Vargem Alegre, Neudmar Ferreira Campos, o ‘Mário’, disse que não sabe como encontrará o município, mas tem experiência e vontade de trabalhar. “Sabemos que a situação geral do país não é boa. Mas tenho muita experiência e vontade de trabalhar. Meus governos anteriores me credenciaram a disputar novamente uma eleição, a população entendeu que minha volta era necessária. Agora é trabalhar muito em prol da população”.
NÃO DIPLOMADOS
O juiz Consuelo Silveira Neto explicou que todo candidato eleito para ser diplomado precisa apresentar à justiça eleitoral um documento que é a quitação do serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino.
O vereador reeleito Ronilson Marcílio continua foragido da justiça e não compareceu a solenidade de diplomação. Ele também não apresentou sua quitação junto ao serviço militar. “Nada impede que seja apresentando posteriormente. O fato da pessoa está sendo investigada sob suposto cometimento de um crime não impede de ser diplomada. O impeditivo da diplomação é um fato que envolve a justiça eleitoral, o que não é o caso de Ronilson”, explicou o magistrado.
Ilton Rosa, prefeito eleito de Santa Rita de Minas, não foi diplomado, pois as contas públicas de seu governo de 2007 e 2008 foram rejeitadas, mas ele está recorrendo dessa sentença.
RICARDO GUSMÃO
O vereador eleito Ricardo Gusmão, que responde a um processo na justiça foi diplomado e tomará posse. Ricardo explicou que quando fez sua campanha explicou que não havia nada que o desabonasse. “Estou hoje autorizado a ficar os quatro anos. As situações jurídicas são tranquilas, estarei recorrendo e o mandato segue normal. Será um tempo de muito trabalho e empenho”.