Na pauta, recursos para a região
BELO HORIZONTE – O secretário de estado de Saúde, Fausto Pereira, recebeu na manhã de ontem, na Cidade Administrativa, uma comitiva formada por sete prefeitos e diversos gestores de saúde da região de Caratinga. Na pauta estava a reivindicação dos prefeitos para o custeio da saúde pública quanto ao atendimento de urgência e emergência nos hospitais da região, sobretudo no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, além de aporte para os munícipios. A reunião foi agendada pelo presidente do CIS-MIRECAR e prefeito de Entre Folhas, Edson Rogério e contou com a participação do presidente da Associação Mineira dos Municípios – Antônio Júlio e os prefeitos Marco Antônio (Caratinga), Hamilton Chagas – Bó (Inhapim), Hélio Donato (Santa Rita de Minas), Manassésses (Ubaporanga), Enilson Peixoto (Imbé de Minas), José Geraldo (Santa Bárbara do Leste) e representantes da UNEC, professor Antônio Fonseca e dos hospitais de Inhapim e Caratinga, além de secretários de Saúde.
Na abertura da reunião, Rogerinho abordou as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos, principalmente quanto ao custeio da saúde. “Temos muitos recursos para a infraestrutura, principalmente quanto à construção de UBS, porém a política para o custeio de manutenção dessas obras não existe e acaba recaindo principalmente para os cofres municipais. Temos que ter uma visão mais macro quanto a esse assunto”, pontuou o prefeito.
Os prefeitos Marco Antônio e Bó solicitaram empenho do Governo de Minas para o custeio dos 17 leitos entre adulto e neonatal do Hospital de Caratinga e abertura do bloco cirúrgico do Hospital de Inhapim. O secretário mostrou-se empenhado em atender essas demandas, principalmente pelo fato de beneficiar todos os municípios do entorno, diluindo uma demanda reprimida nas filas de espera das Secretarias de Saúde Municipais. O superintende regional de Saúde, Wagner Rodrigues, pontuou algumas etapas já alcançadas e que estará trabalhando pela reabertura do bloco cirúrgico do Hospital de Inhapim, já que os recursos já estão na conta do município.
RECURSOS PARA UBS
Na oportunidade o secretário de Saúde, Fausto Pereira, anunciou os pagamentos de recursos atrasados para Caratinga e Inhapim, permitindo a continuidade das obras de UBS já iniciadas.
Ao final da reunião, os prefeitos voltaram com o ânimo renovado e expectativa de que as promessas se cumpram o quanto antes.