Cláudio de Oliveira Paiva assume a pasta da Fazenda e Sanderson Dutra, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
CARATINGA – Na tarde de ontem, o prefeito Marco Antônio Ferraz Junqueira apresentou os dois novos secretários que farão parte de sua administração. Assume a Secretaria de Planejamento e Fazenda, no lugar de Sandro Correa Rocha, o controlador-geral do município, Cláudio de Oliveira Paiva, que é conhecido por ter sido o administrador geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora por seis anos. Na pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que era administrada interinamente por José do Carmo Fontes, entra Sanderson Dutra Rocha Gouveia, conhecido por já ter sido secretário no governo do ex-prefeito João Bosco Pessine.
O prefeito Marco Antônio explicou que quando pensou na nomeação do novo secretário de Fazenda, com a saída de Juarez Silveira Júnior, consultou ao Cláudio, até então controlador do município, que já vinha fazendo um trabalho de auditoria e assessoria junto ao Sandro. Na época, em janeiro deste ano, segundo o prefeito, Sandro e Cláudio identificaram todas as mudanças que deveriam ser realizadas no governo e apresentaram a previsão orçamentária. “Nos dois primeiros anos só fiz o que era urgente e não o importante, não conseguia planejar. O Sandro já vinha dando assessoria e mostrou tudo que deveria fazer para melhorar, então na saída do Juarez, ele se dispôs nesse período”, explicou o prefeito.
No entanto, de acordo com Marco Antônio, um grande problema para ser resolvido são as informações ao Tribunal de Contas, pois os sistemas contábeis são rigorosos, parte em que Sandro é especialista e precisava ir para este setor. “Achei melhor o Sandro mudar de função, ele não saiu dos quadros da Prefeitura e o Cláudio assume a Secretaria de Fazenda”.
Sobre Sanderson, o prefeito informou que já havia conversando com ele há um ano, pois desde a saída do Pedro Leitão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, precisava de alguém. “Estamos passando por um momento econômico sério, a arrecadação caiu 30% o que mudou todo meu planejamento e o Sanderson entrará no espaço que estava vago para trabalhar de perto a região do Parque dos Vales, da Ilha, do Vale Verde, que está crescendo e precisa de atenção muito grande. Precisamos nos aproximar da região do Vale do Aço, e o Sanderson já tem experiência nesta pasta, estou feliz por ele ter aceitado este desafio faltando um ano e meio para nossa gestão terminar”.
OS NOVOS SECRETÁRIOS
Em sua primeira entrevista como secretário de Fazenda, Cláudio foi questionado sobre o maior desafio na pasta e ressaltou a crise econômica instalada em todo o mundo, refletindo diretamente no país e nos municípios. “Temos um impacto muito grande nos municípios com a queda na arrecadação, antes já era difícil pela escassez de recursos, teremos que ser mais competentes na gestão orçamentária e financeira para suprir as necessidades e ainda conseguir desenvolver, com espírito de racionalização e com muita capacidade técnica para gerenciar da maneira mais competente com os poucos recursos que estão a nossa disposição”, disse. Ainda segundo Cláudio, o município já vem buscando opções para melhorar. “Apesar de sermos da mesma linha, eu e Sandro, somos pessoas diferentes, tenho experiência administrativa, tanto na Secretaria de Saúde, quanto no hospital, e com minha formação acadêmica, acredito que estou preparado para otimizar as ações que já tinham sido encontradas para conseguir melhores resultados”.
Sanderson agradeceu ao prefeito por ter feito o convite para que ele assumisse a pasta. “Sou uma pessoa que gosta de desafios, assumir secretaria no momento de muitas dificuldades é um desafio, mas é aí que posso demonstrar meu potencial de criatividade. Quero trazer inovações, trabalhar junto ao empresariado de Caratinga, que precisa de ajuda da prefeitura, gosto muito de fazer parcerias, tentaremos melhorar as condições de desenvolvimento. Devido a crise, a viabilidade de levar à frente os projetos são as maiores dificuldades nessa pasta, mas faremos o melhor”, disse Sanderson.