DA REDAÇÃO – O prefeito de Vargem Alegre, Jaconias de Almeida Franco Júnior, o ‘Juninho do Jaconias’, concedeu entrevista ao DIÁRIO, que está disponível no www.diariodecaratinga.com.br, onde fez um resumo de sua administração e falou das obras realizadas nestes quase dois anos de sua gestão.
O prefeito conta que quando assumiu a prefeitura, ela se encontrava com muitos problemas, entre eles, salários atrasados e muitas dívidas. Com urgência montou uma equipe, que segundo ele, é muito boa e competente, e hoje já conseguiu colocar a prefeitura nos trilhos. Juninho do Jaconias lembra que em um encontro de prefeitos, o assunto em pauta transcorreu em torno da crise financeira que atravessa todas as prefeituras do País. Ele acredita, que graças a sua equipe e parcerias como a que fez com o deputado federal Renzo Brás, está conseguindo driblar a crise.
A respeito de novas disputas eleitorais, o prefeito alega que não tentará outro mandato. Juninho acredita que já está cumprindo seu dever junto à população que tanto preza. “Não serei candidato a reeleição. Entrei por idealismo e quero ajudar o povo de Vargem Alegre. Farei de tudo para não decepcioná-los”.
OBRAS
Abertura de estradas /Cascalhamento
Um sonho que Juninho tinha desde quando foi legislador era a abertura das estradas na zona rural. Ele sempre acreditou que o homem do campo era abandonado pelo executivo. Após receber as máquinas através do Governo Federal, a prefeitura tratou como primordial a abertura e conservação das estradas rurais.
Hoje várias estradas já foram melhoradas e recuperadas, destacando:
– Abertura da estrada do Córrego São Cândido
– Abertura da estrada de Pouso Alegre
Rede de esgoto
A rede de esgoto da cidade era antiga e precária, além do que, aproximadamente, 700 metros da rede estavam estourados. A população era obrigada a conviver com esgoto a céu aberto. Risco de transmissões de doenças era iminente. Infestação de pernilongos era uma rotina. Além de risco à saúde, perturbavam o sono dos moradores. O prefeito diz: “Passamos por dificuldades para arcar com o custo dessa obra, mas não me arrependo, pois hoje a nossa população consegue dormir em paz e longe de doenças”.
Reforma do calçamento da Rua Pedro Miné
A rua estava em estado precário e dificultava a passagem até mesmo dos pedestres. O serviço já foi concluído e a rua está totalmente transitável.
Reforma do Poliesportivo e reforma da quadra Adalmo Passos II
A carência de local para prática de esportes era notória no município; o prefeito, preocupado com a falta de estrutura para atender a demanda de esporte, se dedicou a conseguir recursos para que as obras de reforma do Poliesportivo e quadra da escola fossem realizadas. “Fomos bem sucedidos e conseguimos reforma completa desde a rede elétrica até banheiros, vidraças e piso. A população agradeceu pelas obras tão sonhadas”.
Construção de muros
Construção do muro em duas escolas, Escola Adalmo Passos I e Escola Adalmo Passos II. A segurança dos alunos e funcionários das escolas estava antes comprometida. A construção era uma reivindicação dos pais, alunos e professores. O antigo muro que era de placas e em algumas partes oferecia perigo até mesmo de acidentes nos destroços que existiam. “O muro atual, além de cobrir uma grande área, foi construído com ótima estrutura e com tijolos”, destaca.
Máquinas e Veículos
Máquinas pesadas, caminhão, automóveis e micro-ônibus adquiridos vieram ao encontro das necessidades da população. O desenvolvimento é notado em todas as áreas. “As obras se intensificaram, a saúde pôde ser tratada com mais rapidez e eficiência”, relata Juninho do Jaconias.
Reforma geral do CRAS
A reforma geral do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) possibilitou desenvolvimento de trabalhos importantes junto à população. Através do seu plano de trabalho são desenvolvidas atividades diariamente pela equipe técnica do PAIF/CRAS. Entre tantas: visita domiciliar; orientações para a família sobre todos os projetos do governo em que as pessoas poderão ingressar, aposentadorias e demais necessidades de acompanhamento; acompanhamento psicológico; palestras educativas; cursos de qualificação profissional; eventos pontuais; alimentação do programa SISPETI mensalmente; alimentação do CAD-UNICO diariamente; Campanha do Cobertor e Campanha “Natal sem Fome”.
SAÚDE
Juninho relata que a Saúde conseguiu grandes avanços e hoje são realizadas 1200 atendimentos/mês por ESF (Estratégia Saúde da Família); 400 consultas em oftalmologia além de exames de fundo de olho, retinologia e refração; grande número de cirurgias eletivas desde outubro de 2013. Até o momento foram realizadas cerca de 270 cirurgias em diversas especialidades. O município oferece ainda atendimento em sua sede em Ginecologia, Cardiologia, Pediatria, Psiquiatria, Neurologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional.
Juninho faz questão de lembrar. “Quando assumimos a prefeitura tínhamos mais de 100 cirurgias em atraso, hoje temos total controle da situação. Quase não temos cirurgias em atraso. Temos também atendimento de médico no posto de saúde até às 22 horas”.