BOM JESUS DO GALHO – O prefeito municipal, Willian Batista de Calais, avalia positivamente o seu primeiro ano de gestão. Em entrevista, o chefe do Executivo destacou algumas de suas principais obras e ações realizadas em 2017 e falou sobre suas expectativas para o próximo ano. Os desafios que precisou enfrentar ao longo desse período também foram tema da conversa.
Prefeito Willian, em uma palavra, como você definiria 2017?
Desafiador. Assumimos a prefeitura num tempo de crise, recursos escassos. Mas, ao mesmo tempo, podemos dizer que 2017 foi um ano vitorioso, pelo que conseguimos realizar apesar das limitações impostas por um orçamento modesto. Destaco aqui o pagamento de nossas contas em dia, da folha de pagamento, do 13º salário dos nosso servidores, fundamentais para o sucesso da nossa gestão.
Quais realizações do seu governo o senhor destacaria?
Sem dúvida, demos atenção especial à saúde, atendendo pessoas de todas as idades, com programas específicos para cada faixa etária. Adquirimos dois veículos para o transporte de pacientes para centros mais avançados de tratamento. E acabamos de reformar o Centro de Saúde que, em breve, terá seu horário estendido até às 22h, uma ação que vem facilitar o acesso da comunidade aos serviços públicos de saúde. Nosso governo investiu ainda em ações educativas de conscientização e prevenção de doenças. Investimos muito no programa Brasil Sorridente, que beneficiou várias pessoas com prótese dentário. Retomamos os atendimentos odontológicos que estavam paralisados. Quanto à realização de exames, foram realizados mais de 30.000, via Departamento de Saúde. A fisioterapia ganhou sede própria.
No setor educacional, que ações foram as mais relevantes?
A educação foi privilegiada em 2017. O setor foi contemplado com várias ações educativas, culturais e artísticas, que envolveram a comunidade escolar e familiares dos alunos. Os professores participaram de cursos de qualificação destinados à formação continuada dos educadores. O transporte de alunos na zona rural e da sede para faculdades é outra ação que marcou o ano de 2017, encurtando a distância entre os sonhos de se formar e a realização desse desejo.
A Apae é outro setor que contou com total apoio da Prefeitura, se mantendo como um espaço especial para quem é especial e merece todo nosso respeito. A aquisição de um veículo para transporte escolar é outra ação importantes deste ano.
Quais as conquistas o senhor citaria no campo da Assistência Social?
Nós nos dedicamos muito ao Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, importante ferramenta de redução das desigualdades sociais, assim como no programa do Bolsa Família, que beneficia grandemente o nosso povo.
Ofertamos a famílias de baixa renda serviços fundamentais, como o atendimento psicológico e as oficinas relacionadas às artes, à cultura e aos esportes para jovens, crianças e adolescentes do município.
A terceira idade também foi privilegiada. O grupo contou com atenção completa de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. A terceira idade participou de atividades focadas na prevenção e no combate das doenças, em nome do seu bem-estar físico e psicológico.
Quais foram as prioridades do seu governo na área da Agricultura e Meio Ambiente?
O setor da agricultura prestou grande apoio às associações dos agricultores rurais, com a realização de consultorias técnicas, incentivo aos participantes do projeto da Agricultura Familiar e recuperação de nascentes. As atividades buscaram conciliar crescimento da economia rural e sustentabilidade, uma tendência mundial e uma necessidade de todas as regiões. Em relação ao Meio Ambiente, o setor investiu na formação de mudas de árvores nativas para distribuição entre moradores da zona rural. A iniciativa tem como propósito estimular o reflorestamento de áreas desmatadas, além de embelezar ainda mais o nosso município.
Obras. O que o senhor priorizou nesse setor?
Investimos no projeto Água para Revés, com a conexão de mais um poço artesiano à rede de abastecimento, uma iniciativa realizada em parceria com a Copasa, e quem vem colocar um fim à falta de água no distrito de Revés do Belém. Investimos ainda na abertura, recuperação e manutenção de estradas, como de São José do Porto, Iguaçu, da estrada que liga Bom Jesus a Córrego Novo, dentre outras vias. Revitalizamos o jardim da praça Padre Dionísio, com a instalação de uma fonte luminosa no local e serviços de jardinagem, que se estenderam a outros pontos da cidade. Os serviços de limpeza urbana foram intensificados nesta gestão, com a instalação de cestos de lixo em pontos estratégicos da cidade e manutenção dos serviços de coleta diária.
A assinatura de contrato com a Usiminas do programa Caminhos do Vale é outra conquista importante do município, que garantiu a pavimentação de estradas rurais com agregado siderúrgico. Esse material também foi fornecido pela Cenibra viabilizando a ampliação de áreas pavimentadas em Bom Jesus do Galho.
A aquisição de tubulões para a canalização do Córrego Murici, também está entre as iniciativas do departamento de obras, assim como a conquista da pavimentação asfáltica do trecho da MG-760, entre Vargem Alegre e Revés do Belém. A obra, já licitada, deve ser iniciada no próximo ano.
Serviços de urbanização, como a construção de redes de esgoto e pluvial, também integram o conjunto de obras realizadas ao longo de 2017 pela atual gestão municipal.
Quanto ao setor de indústria e comércio, quais ações foram desenvolvidas?
O departamento de Indústria e Comércio promoveu palestras para comerciantes e prestadores de serviço de Bom Jesus do Galho. Outra ação do setor foi a promoção de palestras, em parceria com o Banco Bradesco, sobre Educação Financeira promovida no dia do servidor público. O evento teve como público-alvo os colaboradores da Prefeitura Municipal.
Quais as ações foram realizadas em favor do esporte, da cultura e do lazer?
Por meio do Departamento de Esportes, investimos no projeto Bom de Bola, Craque na Escola, investimos na realização de campeonatos, como na Copa dos Trabalhadores, no Motocross, no encontro de motociclistas e no apoio de passeio ciclístico e de campeonatos regionais, como o Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) e o promovido pela Liga Caratinguense de Desportos (LCD), disputa que rendeu o vice-campeonato à ASBJ.
Atividades culturais foram destaque também em nosso governo. Ao longo de 2017, o Departamento de Cultura e Turismo promoveu o Arraiá do Bonja, o Carnaval da Feliz Idade, concursos de marcha e vários encontros de cavaleiros.
A tradicional festa do Bonjesuense Ausente, Festa do Carreiro e o Sete de Setembro foram outras realizações do Departamento de Cultura e Turismo, festividades que vão ficar guardadas na memória de todos nós como momentos felizes da nossa história e que vão se repetir por mais anos, sempre realizadas da melhor forma a cada edição.