Executivo busca abertura de Crédito Especial no Orçamento de 2023, com o valor de R$ 200.000, para realização da obra
CARATINGA- O prefeito Welington Moreira encaminhou projeto de lei ao legislativo, com objetivo de abertura de Crédito Especial no Orçamento do Exercício de 2023, com o valor de R$ 200.000, destinados a atender despesas da Reforma do Prédio da Antiga Estação Ferroviária.
“Desta forma, esperamos que essa Edilidade reconhecendo que o presente Projeto se mostra extremamente essencial para a consecução dos objetivos traçados pela Administração Municipal, proceda à sua aprovação na exata forma como proposto. Na oportunidade, conhecedores que somos do discernimento e do comprometimento dos nobres Vereadores dessa Casa para com a causa pública, e certos de que a presente proposta venha ser integralmente aprovada, manifestamos nossos agradecimentos e, no ensejo externamos todo nosso respeito e consideração aos Membros do Poder Legislativo Municipal”, disse o executivo ao encaminhar o projeto.
A ESTAÇÃO
Em 1927, Agenor Ludgero Alves conseguiu a assinatura de contrato entre o município, a Estrada de Ferro Leopoldina e o estado de Minas Gerais, com a inclusão de Caratinga entre as cidades beneficiadas. Em 14 de julho de 1928 tiveram fim os estudos para a instalação da Estrada de Ferro, o que ocorreu em 1930, em meio a enormes festividades.
Conforme reportagem da página ‘Estações Ferroviárias do Brasil,’ a Estação terminal da linha (embora houvesse planos para ligá-la a Carangola), “pelo menos até 1980 ainda recebeu trens mistos: mais ou menos nesta época, o tráfego de passageiros acabou”.
O imóvel da estação de Caratinga possui estilo colonial de construção em alvenaria, sendo o único vestígio do tráfego ferroviário no município. O prédio foi tombado através do decreto nº 10/98, e está sujeito a proteção especial de acordo com a Lei Municipal nº 2420/97.
NECESSIDADE DE REFORMA
Quem passa pelas imediações da Praça Coronel Rafael da Silva Araújo, a conhecida Praça da Estação, observa a necessidade de reforma no imóvel, que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do município.
No local já funcionou o Departamento de Patrimônio Cultural e alguns serviços da Prefeitura. No entanto, atualmente, tem sido ocupado por pessoas em situação de rua. O imóvel apresenta pichações e está com portas e janelas danificadas.
Atualmente, a Prefeitura realiza a revitalização da Praça da Estação. Como parte do projeto, drenagem pluvial para tratar a questão de escoamento de água das chuvas, substituição do piso da praça em blocos de concreto e pinturas no entorno.
Como parte do paisagismo, canteiros com grama esmeralda e bancos em alvenaria de concreto. Também está prevista a restauração de fachadas de edificações do entorno da praça, atualmente funciona a oficina da Prefeitura, depósito de reciclagem do município e o Departamento de Limpeza Urbana, tirando todo o reboco antigo, substituindo a pintura.
Já na rua onde foi realizada a retirada do asfalto, a Prefeitura informou que a via será recuperada, “dando a população uma lembrança do passado, mas, em uma estrutura moderna, segura, ofertando a todos uma melhor utilização do espaço”.
- Projeto tem o objetivo de abertura de Crédito Especial no Orçamento do Exercício de 2023 destinado a atender despesas da Reforma do Prédio da Antiga Estação Ferroviária
- Quem passa pelas imediações da Praça da Estação observa a necessidade de reforma no imóvel, que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do município
Um comentário
Antonino
A decadência do turismo ferroviário.