CARATINGA – Região cuja economia é bastante influenciada pelas atividades agrícolas, Caratinga e cidades circunvizinhas recebem um importante suporte dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária, e afins, oferecidos pela Escola Técnica Professor Jairo Grossi. O investimento no segmento educacional médio profissionalizante significa profissionais mais capacitados para enfrentar a realidade do campo e suas adversidades. Aliando a teoria com a prática, os resultados são ainda mais eficientes do ponto de vista de mercado.
A atividade mais recente oferecida pela escola a seus alunos é o Curso sobre Manutenção e Operação de Tratores. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Tarleis Afonso, instrutor do Senar que ministrou o treinamento, concorda que a prática “é muito importante para lidar com as adversidades encontradas no dia a dia da lida no campo, que pode se mostrar diferente da teoria”.
Aulas práticas realizadas em consonância com o Projeto “Prática de Formação Técnica” representam uma oportunidade de explorar os potenciais da Fazenda do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) como um “laboratório vivo”. “Aliando o conhecimento adquirido em sala de aula com a experiência profissional técnica, as atividades são necessárias para que se compreenda através destas relações internas e externas a construção de um novo conhecimento suficiente para uma formação profissional de qualidade”, argumenta o coordenador dos cursos técnicos, professor João Teixeira de Carvalho.
A fazenda MAPA é amplamente utilizada para práticas educacionais e experimentais. Está localizada às margens da BR-116 na altura do quilômetro 522, perímetro do Bairro Nossa Senhora das Graças, e é administrada pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec) pelo Termo de Cooperação Técnica nº001 de 2006.
“A grade curricular dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária foi estruturada de acordo com as competências profissionais dos respectivos cursos e adaptada à infraestrutura já estabelecida na fazenda, visando suprir as carências técnicas do setor agropecuário e com objetivo de agregar conhecimento prático ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula”, completa o coordenador.
O professor Humberto Bomfim defende que “algumas dessas experiências vivenciadas pelos alunos técnicos os levam a compreender do que se trata a Agricultura de base agroecológica, aperfeiçoando habilidades capazes de iniciar ou apoiar o processo de transição para o desenvolvimento rural sustentável nas diversas esferas do agronegócio”.
ATIVIDADES NA FAZENDA DO MAPA:
O uso técnico-pedagógico dos recursos físicos, naturais e tecnológicos da fazenda contribui para o desenvolvimento cognitivo e de habilidades profissionais dos alunos dos Cursos Técnicos e que tenham condições práticas de: Aliar o conceito preconcebido entre o conhecimento teórico com o conhecimento prático; Entender que a agricultura e seus respectivos ramos, localizam-se dentro do contexto da exploração agropecuária, sua importância social, política, econômica e suas relações com outras ciências; Caracterizar o clima, ressaltando os fatores climáticos que mais afetam a agricultura, adequando as culturas às condições climáticas da região.
Solo: Identificar os tipos de solo, sua formação, composição e propriedades, com a finalidade de adequar o seu uso às culturas; Executar, dentro das técnicas recomendadas, as operações utilizadas no preparo do solo; Conceituar fertilidade do solo, demonstrando como avaliar empiricamente a sua fertilidade; Coletar amostras para análise e interpretar seus resultados, com vista à exploração racional do solo; Calcular os corretivos necessários de acordo com o resultado da análise utilizando o método mais adequado; Conceituar adubos e adubação; Diagnosticar as deficiências nutricionais das plantas e as formas de supri-las; Classificar os adubos quanto ao tipo, composição, função, forma e compatibilidade; Calcular, ministrar e aplicar corretamente os adubos químicos e orgânicos.
Bovinocultura: Situar quanto ao histórico e importância socioeconômica da bovinocultura; Identificar os diversos tipos, raças e exterior de bovinos; Caracterizar os sistemas de criação de bovinos; Demonstrar a necessidade de estabelecer um controle escrito sobre as ocorrências numa bovinocultura; Elaborar projetos de bovinocultura de leite, considerando os prováveis resultados econômicos; Caracterizar as instalações e equipamentos necessários a uma bovinocultura.
Saúde Animal: Identificar aspectos indicativos de doenças; Demonstrar a importância da manutenção da saúde animal através de medidas higiênicas, preventivas e medicamentosas; Conhecer a evolução do rebanho; Executar as atividades pertinentes ao manejo das diversas categorias animais, dentro da bovinocultura; Identificar as necessidades alimentares e nutricionais dos bovinos; Identificar o sistema de confinamento para bovinos; Conhecer noções de pastagem, capineiras, silagem, feno e forrageiras para o inverno.
Plantas frutíferas: Produzir mudas de plantas frutíferas e de essências florestais, obedecendo às recomendações técnicas e à legislação específica; Instalar pomar, de acordo com critérios que viabilizem a produção técnica e econômica de frutíferas de climas tropical, subtropical e temperado; Proceder à condução, colheita e comercialização de frutíferas, de acordo com a tecnologia de produção.
Máquinas e equipamentos: Conhecer sobre a viabilidade de uso adequado para cada realidade e realizar manutenção e operações de máquinas e equipamentos agrícolas; Controle de pragas e plantas daninhas em culturas da região; Identificar as principais pragas e doenças de importância econômica das culturas exploradas na região como café, milho, cana de açúcar, feijão e entre outros, decidindo sobre o momento e os métodos de controle mais adequados; Identificar e decidir o melhor método de controle das plantas daninhas de importância econômica das culturas exploradas na região como café, milho, cana de açúcar, feijão e entre outros.