Ponte será reconstruída no Córrego do Veadão, em Santo Antônio do Manhuaçu
CARATINGA- A Prefeitura de Caratinga abriu processo de licitação para contratar empresa que realizará a reconstrução da ponte de concreto e metálica sobre o Córrego do Veadão, no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu.
A ponte teve sua estrutura totalmente destruída devido às fortes chuvas ocorridas no dia 10 de janeiro de 2022. “A enchente da calha do córrego provocou o solapamento das duas extremidades da ponte, rompendo suas estruturas de ligação com o centro e danificando também essa estrutura”.
O relatório elaborado pelo Departamento de Defesa Civil demonstrou a situação da ponte, os moradores da localidade utilizaram de um recurso improvisado, com madeira na estrutura superior, também conhecido como tabuleiro, para tráfego de pedestres. As estruturas simples de madeira foram utilizadas para ligação da estrutura central com as vias de acesso com passagem essa apenas para pessoas e animais.
“Essas estruturas de madeira se diferem totalmente dos componentes estruturais do apoio da ponte, feita em concreto armado na estrutura superior e estruturas metálicas na mesoestrutura, que não garante segurança estrutural devida à ausência de estabilidade causada pelos danos sofridos e o recalque apresentado”, destacou a Defesa Civil.
202 pessoas da localidade foram diretamente atingidas, com prejuízo ao tráfego de produtores rurais, agricultura e pecuária, como também insumos.
O valor previsto para execução da obra é de R$ 530.293,77 (quinhentos e trinta mil duzentos e noventa e três reais e setenta e sete centavos).