
Artista plástica Joaninha expõe seus quadros na Casa Ziraldo de Cultura
CARATINGA – A Casa Ziraldo de Cultura inaugura 2015 com a exposição ‘Caratinga em Telas’, onde vários quadros da artista plástica Joaninha estão sendo expostos. A mostra prossegue até o dia 30 de janeiro. Todas as paisagens de Caratinga podem ser vistas em único espaço. A beleza dos óleos sobre telas que mostram a Catedral São João Batista, a Praça Cesário Alvim, o Coreto Ronaldo Calazans e o Cine Brasil chamam atenção.
A artista plástica Joaninha pode ser considerada uma novata. Ela começou a pintar em 2011, após uma viagem ao Maranhão. “Percebi o quanto a pintura é valorizada naquele estado. Os maranhenses tem uma visão sobre a arte diferente de nós mineiros. Vi várias coisas que me encantaram, principalmente as pinturas em azulejos. Depois disso comecei a pintar”, conta Joaninha.
Após esta viagem, Joaninha teve aulas com a artista plástica Rosane Bastos. “Rosane é uma ótima profissional, pessoa competente e que me ensinou muita técnica”, agradece Joaninha.
Muitos se surpreendem ao saber o pouco tempo de prática de Joaninha. A melhor explicação é dada por Allynne, que deixa a condição de filha para se transformar em tiete. “Mãezinha sempre mexeu com artesanato. Ela sempre foi uma pessoa muito talentosa”, se desmancha em elogios a filha Allynne.
Joaninha conta que para essa exposição, visitou os lugares que iria pintar em suas telas e também pesquisou fotos através da internet. “Procurei reproduzir as imagens que achei mais belas. Também procurei pintar a Igrejinha de São João Batista e a Catedral, já que a Diocese de Caratinga completa seu centenário neste ano de 2015”, revela a artista.
Conforme a artista, a procura pela sua obra é considerada satisfatória. “Sinto que as pessoas gostam do meu trabalho. Vendo meus quadros, mas não dá para viver somente deles. Tenho despesas altas”, revela.

ESPAÇO DAS ARTES
Edra, diretor da Casa Ziraldo de Cultura, fala sobre o trabalho de Joaninha. “É uma grande artista. Ela participou de uma exposição coletiva na Casa Ziraldo de Cultura e a agora vem com essa mostra só dela. Além do talento nítido, Joaninha é uma pessoa comprometida com a arte”, observa Edra.
O diretor da Casa Ziraldo de Cultura aproveita e comenta sobre este espaço. “Podemos dizer que a Casa Ziraldo de Cultura é o único lugar dedicado permanentemente as artes plásticas em Caratinga. É um local que procura estimular novos artistas caratinguenses. Estamos sempre de portas abertas para mostrar o talento de nossa gente”, finaliza Edra.









