Polícia Militar de Meio Ambiente apreende 20 pássaros e prende 15 pessoas em torneio de canto
CARATINGA – A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu 20 pássaros silvestres e prendeu 15 pessoas neste domingo (26), durante um torneiro de canto de pássaros realizado no bairro Anápolis.
A ação da polícia aconteceu após receber denúncia anônima. De acordo com o sargento Ênio, no local a polícia constatou que o torneio tinha autorização emitida para a realização, mas havia irregularidades como pássaros sem anilha, documento de identificação do pássaro errado e ainda estava ocorrendo compra e venda dos animais, o que não é permitido.
Sargento Ênio explicou que o evento está previsto nas instruções normativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pode ocorrer desde que siga diversas regras, como ter um médico veterinário acompanhando durante todo o evento e também controle de entrada e saída, os quais não tinham.
Durante a ação, os militares fiscalizaram 100 pessoas no local e 15 delas foram presas e conduzidas para o quartel de Polícia Militar do Meio Ambiente. Foram aplicadas multas chegando até R$ 60 mil. Além disso, segundo a polícia, essas pessoas poderão perder as licenças que já possuem.
Os pássaros serão encaminhados para avaliação. Alguns serão soltos, outros vão ter que passar por processo de readequação.