CARATINGA – A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Caratinga (Delegacia Especializada em crimes contra o patrimônio), prendeu em flagrante de Júlio Cesar de Almeida Santos, 30 anos, pela suposta prática do crime denominado “sextorsão” ou tentativa de estupro virtual.
De acordo com a delegada Tatiana Neves, no último dia 5 a vítima procurou a Polícia Civil e informou que o celular do namorado teria sido extraviado em um clube e desde então começou a manter contato com uma pessoa que estaria com o aparelho.
A vítima contou ainda que Júlio começou a chantageá-la dizendo que no celular teria um vídeo de cunho íntimo dela e do namorado, que ele divulgaria nas redes sociais caso ela não o encontrasse para ato libidinoso. “Nesta segunda-feira (18) ela nos procurou novamente e disse que encontraria o rapaz para consumar o ato e acabar com a situação de constrangimento que estava vivendo. Nós efetuamos a prisão em flagrante do envolvido, que por decisão do delegado plantonista foi autuado por tentativa de estupro virtual, que se trata de um crime em que o autor constrange a vítima a praticar um ato libidinoso em virtude de chantagem da publicação desses vídeos de cunho íntimo”, explicou Tatiana Neves.
Júlio foi autuado pelo estupro na forma tentada e encaminhado ao presídio, por se tratar de um crime inafiançável. “Trata-se de um crime grave, mesmo que as pessoas achem que na internet tudo pode ser publicado, não é assim, existe lei, e será aplicada quando o caso determinar”, concluiu a delegada.
Júlio não tinha passagens pela polícia e no momento da prisão disse se tratar de uma “brincadeira”. A Polícia Civil orienta que as pessoas não tenham esse tipo de vídeos ou fotos em aparelhos celulares, porque pode acontecer o extravio e esses materiais vazarem.